O piso para áreas comerciais precisa corresponder as necessidades especificas do local. Nesse artigo você descobrirá qual a melhor solução para o seu estabelecimento. Todo ambiente comercial, seja ele, uma loja, um escritório ou um restaurante, precisa de um piso adequado para as exigências do espaço.
O volume dos equipamentos, bem como seu peso, o tráfego de pessoas na área e a fácil manutenção, são itens indispensáveis na lista desse tipo de projeto.
Outro aspecto relevante para a escolha do piso para áreas comerciais, está em sua aparência. A decoração do espaço influencia diretamente na compra desse revestimento.
Piso para áreas comerciais
Sendo assim, diante de tantas possibilidades, vamos conhecer quais as melhores opções de pisos para áreas comerciais.
Piso Vinílico
Tendência entre decoradores, o piso vinílico tem sido muito utilizado em ambientes comerciais. Isso porque, além de bonito, possui um excelente custo-benefício.
Dentre as principais características do piso vinílico, podemos destacar sua durabilidade e versatilidade, afinal, ele pode ser instalado sobre o cimento, ou ainda, antigas cerâmicas.
Para a instalação em áreas comerciais, é ideal para áreas internas, pois ele não é recomendado para locais abertos, cuja incidência de sol e de chuva, pode ser frequente.
Você pode utilizar o piso vinílico em:
- Recepções;
- Cozinhas industriais;
- Restaurantes;
- Floriculturas;
- Academias.
Lembrando que o piso vinílico é antiderrapante e antiaderente, sem contar que pode ser encontrado em diversas cores.
Piso laminado
Outro excelente piso para áreas comerciais, é o laminado.
Os pisos laminados comuns são um pouco mais sensíveis que o vinílico, mas é ideal para áreas de pouca circulação. Porém, existem empresas que já fabricam pisos laminados para áreas de tráfego intenso, com um acabamento mais resistente.
Existem muitas variações nos tipos e padrões do tipo laminado, o que resulta em maior flexibilidade para integrá-lo aos ambientes.
São de fácil limpeza e considerados, ecologicamente corretos, pois são fabricados em compensado de madeira reflorestada.
Dentre suas maiores vantagens está a fácil instalação, proteção antibacteriana, alta resistência e conforto térmico.
Você encontra pisos laminados em diferentes tamanhos e texturas, o que o torna a opção ideal para:
- Escritórios;
- Consultórios;
- Lojas de vestuário.
Antes de comprar o piso para áreas comerciais, verifique as opções de piso laminado, referente ao seu PEI e escolha um que seja ideal para suprir suas necessidades à abrasão.
Carpetes
Os carpetes são revestimentos incríveis e fáceis de serem instalados, pois são fabricados em módulos encaixáveis.
O uso de carpetes em prédios comerciais é muito indicado, isso porque, eles oferecem conforto térmico, reduzindo ruídos e outros barulhos produzidos durante o expediente.
A desvantagem em usar carpetes está na manutenção, que deve ser regular, pois os carpetes precisam estar livres de ácaros e sujidades.
Porcelanato e Pedras
O porcelanato é um revestimento comum em áreas comerciais, tanto pelo seu custo-benefício, quanto por sua variedade.
Além disso, o porcelanato é um revestimento fácil de limpar, por isso é indicado para bares e lanchonetes, cujo movimento é intenso e ocasionalmente, caem alimentos pelo chão.
Um adendo sobre o uso de porcelanato em áreas comerciais, é que a escolha por um piso liso precisa ser avaliada com cautela, devido à forte incidência de acidentes em áreas molhadas.
Por fim, em alguns casos, os arquitetos recomendam o uso de pedras em áreas comerciais, pois além de sua beleza, são fáceis de limpar e são antiderrapantes.
Acontece que no caso das pedras, deve-se considerar o orçamento da obra, afinal, esse material possui um custo mais elevado, o que pode encarecer todo o projeto.
Esses são os pisos mais recomendados para áreas comerciais. Qual deles você prefere? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com os amigos.