A escolha do piso para área externa deve ser feita com atenção, pois esse revestimento precisa ser resistente e duradouro. Em muitos projetos de arquitetura e decoração, é comum utilizar um piso área externa rústico, já que suas características são determinantes para garantir um ambiente bonito e seguro.
O piso de área externa, além de antiderrapante, deve ser drenante – permitindo assim, a absorção da água da chuva – o que reduz o impacto da área construída.
Piso área externa rústico
Portanto, seguindo os critérios mais importantes para a escolha, vamos conhecer as melhores opções de piso área externa rústico para o seu projeto! Anote aí!
Cerâmica Externa
As cerâmicas são consideradas altamente resistentes, pois podem ser encontradas com o PEI5 (fator que mede a resistência à abrasão da peça, onde 5 refere-se ao índice maior).
Ao optar por uma cerâmica externa, você pode escolher o melhor tipo de piso rústico, pois existem muitos modelos para esse tipo de material.
Você encontra cerâmica externa antiderrapante, com versões que imitam pedras naturais e madeira, por exemplo, tornando assim, seu ambiente rústico e personalizado.
Pedras
Comumente você irá encontrar o piso de pedras em áreas externas, afinal, elas oferecem um acabamento impecável e pouco escorregadio.
Dentre as pedras mais comuns, temos:
- Pedra Portuguesa;
- Pedra Miracena;
- Pedra São Thomé;
- Pedra Mineira.
A desvantagem em usar pedras na área externa, é que sua manutenção deve ser feita com maior frequência, a fim de evitar o surgimento de fungos e manchas que possam escurecer a superfície.
Piso drenante
Outra boa opção para piso área externa rústico, é o piso drenante, que além de sua aparência rudimentar, ele é um modelo sustentável.
O piso absorve quase 95% da água da chuva que cai sobre sua superfície, sem contar que o material é feito de fibras naturais, como a fibra de coco e areia.
Piso Intertravado
Também chamado de piso paver, esse revestimento rústico é feito de peças pré-moldadas em concreto.
Elas são instaladas, uma ao lado da outra e formam um mosaico, a partir do encaixe de todas as peças.
A maior vantagem desse modelo, é que seus blocos são antiaderentes, ideal para áreas úmidas.
Porcelanato Externo
O porcelanato migrou para as áreas externas das casas, e tem ganhado destaque em projetos do estilo rústico.
Isso porque, existem modelos com acabamento natural, ou seja, revestimento não polido, que confere a peça um aspecto rudimentar e garante que ela não fique escorregadia.
As maiores vantagens do porcelanato externo é que ele não absorve a água da chuva, não mancha e possui fácil limpeza.
Como escolher o piso área externa rústico?
Para acertar na escolha do piso área externa rústico leve em consideração a quantidade de pessoas que irá transitar por toda a área, os processos de limpeza de cada material e claro, a décor da residência.
Se você terá uma área de convivência, com piscina, churrasqueira e garagem, é importante avaliar as condições do local antes de comprar o piso.
Lembre-se também das condições climáticas, pois a exposição ao sol e chuva, podem danificar as estruturas do revestimento.
Por fim, a decoração da casa é fundamental para fazer uma escolha assertiva, levando em conta o uso de ornamentos presentes em todo o ambiente.
E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossas próximas publicações.