Confira nosso guia sobre veneno para matar mato como aplicar e quando usar. O uso de herbicidas é uma das técnicas que existem para matar mato. Dentre as outras possibilidades, temos o uso de enxada, foice, cortador de grama e roçadeira. Mas se você optou pela primeira opção, já sabe que é preciso conhecer os métodos de aplicação, bem como, precisa saber qual o melhor momento para usá-lo.
O que são herbicidas?
Os herbicidas são produtos químicos que eliminam ervas daninhas em jardins, gramados e campos. Além disso, eles prometem acabar com pragas que devastam plantações inteiras.
Acontece que o Ministério da Saúde adverte sobre o uso indiscriminado desse veneno para matar mato, portanto, é imprescindível descobrir como aplicar de maneira correta, a fim de evitar danos à saúde.
Geralmente utilizados por agricultores em suas plantações, também podem ser comprados para uso doméstico. Porém, em uma versão chamada de ‘seletiva’ – mais fraca e menos agressiva.
De qualquer maneira, seu uso demanda muitos cuidados, uma vez que a contaminação pode ser altamente perigosa, para os indivíduos e para o meio ambiente.
Vale ressaltar que o veneno para matar mato vai para o solo, e em seguida, para o lençol freático, que resulta em contaminação da água. Portanto, nada de exageros!
Veneno para matar mato como aplicar?
Primeiro vale lembrar que o melhor remédio para evitar que novas ervas daninhas cresçam, é arrancando pela raiz – isso pode ser feito com uma enxada.
Isso porque, quando você arranca o mato pela raiz, evita que as sementes se espalhem, reduzindo a quantidade de mato na área contaminada.
Mas no caso dos herbicidas, você deve usá-los quando o mato estiver com aproximadamente 40 cm. Além disso, o terreno precisa estar inteiramente limpo antes da aplicação.
Outro aspecto relevante é que a aplicação do veneno para matar mato deve ser feita em um dia de sol. Em caso de chuva, será preciso reaplicar o produto.
Para aplicar, será feita a pulverização do ambiente, ou seja, você precisará de uma bomba de pressão, onde será armazenado o produto diluído. Em seguida, basta borrifar toda a área determinada.
Qual o melhor veneno para matar mato?
Ainda seguindo a linha dos herbicidas, temos dois remédios que são recomendados por especialistas:
-
Roundup
Esse é o mais famoso entre os dois, pois tem efeito em qualquer tipo de planta: folha larga, estreita, perene, etc. Para usá-lo corretamente você precisa fazer a diluição em água:
- 10 ml de Roundup para 1 litro de água.
A diluição deve ser feita diretamente na bomba pulverizadora. Verifique se a bomba está bem lacrada para evitar riscos de vazamentos.
Mas atenção: na hora de diluir o produto, encha o tanque da bomba com 70% de água, ligue o sistema de agitação do equipamento, e depois adicione o produto gradativamente – até completar a dose. Feito isso, desligue o sistema de agitação.
Em seguida, coloque seu equipamento de proteção individual (EPIs), como óculos, botas, luvas, etc.
Vá para o terreno e bombeie a alavanca da bomba para criar uma pressão dentro dela. Depois acione o gatilho, liberando o veneno.
-
Glifosato
Tão eficiente quanto o Roundup, também é indicado para controlar as ervas daninhas de diversas plantas, principalmente em áreas agrícolas.
Com relação as doses de aplicação, a indicação é que se use entre 1 a 6 litros do produto/ha – variando de acordo com a característica da planta daninha. A diluição é feita da mesma forma que o Roundup, e em caso de dúvidas, vide bula.
Uma grande vantagem do glifosato é que ele se fixa ao solo, evitando que a chuva o leve para rios e lagos, contaminando a água da região.
E esse foi nosso artigo sobre veneno para matar mato como aplicar?
Diante de tanta informação importante, nada melhor que compartilhar esse conteúdo com os amigos em suas redes sociais.