Para garantir a segurança na hora de praticar o paisagismo e a jardinagem, nada melhor que descobrir qual a melhor roçadeira a gasolina do mercado. Alguns procuram por equipamentos de jardinagem, porque trabalham diariamente com esse serviço. Já outros, querem melhorar a aparência de suas áreas gramadas e optam por um aparelho mais eficiente – que as tradicionais tesouras.
De qualquer forma, é fundamental aprender sobre as principais características dos produtos e assim, escolher a melhor roçadeira a gasolina.
Tipos de roçadeiras
Basicamente, existem dois tipos de roçadeiras no mercado:
- Roçadeiras elétricas – Fortemente recomendadas para áreas menores e de uso doméstico. Além disso, vale ressaltar que os modelos elétricos não são ideais para terrenos acidentados e dependem de um cabo de força ligado a energia para funcionar.
- Roçadeiras a gasolina – Muito utilizadas por profissionais da área, esses modelos não possuem cabos, por serem alimentados através de combustível. Ideal para aparar gramas e arbustos. Prefeituras costumam utilizar desse equipamento para efetuar a limpeza de ruas, parques e praças.
Como escolher uma roçadeira a gasolina?
Você pode se basear em alguns fatores que diferenciam um modelo do outro. Como por exemplo:
- Verificar a rotação e potência das lâminas;
- Analisar o consumo de gasolina por metragem;
- Conferir qual a pressão e potência sonora;
- Nível de vibração;
- Tipo de velocidade;
- Peso da roçadeira.
Diante dessas primeiras informações fica mais fácil escolher e entender qual a melhor roçadeira a gasolina do mercado.
Mas além disso, você pode escolher sua roçadeira com base em suas cilindradas – quantidade de gasolina que cabe no equipamento. E então, temos como base as seguintes especificações:
Roçadeiras a gasolina de 26cc a 29cc
Modelos mais comuns e mais baratos possuem essas configurações e são indicadas para uso doméstico e esporádico. Você pode usar sua roçadeira em capins e gramados leves e sem volume.
Roçadeira a gasolina de 33cc
Nesse caso temos um aparelho um pouco mais robusto, que já pode ser usado em braquiária e outros matos mais resistentes.
O preço é um pouco mais elevado, porém possui uma boa proporção entre sua potência e seu peso.
Roçadeira a gasolina com 43cc
Certamente esse é um modelo bastante potente, o que significa que essas roçadeiras são as top de linha do mercado.
Dá para cortar árvores de pequeno porte sem muito esforço, bem como, você é capaz de manter qualquer área gramada em perfeitas condições com uma dessas.
Roçadeiras de 4 tempos
A verdade é que a maioria das roçadeiras descritas acima são consideradas de ‘motor de 2 tempos’ – mais utilizadas. No entanto, existem modelos de 4 tempos que são mais silenciosos, menos poluentes e mais econômicos.
Acontece que com tantas vantagens, seu valor é mais avantajado, o que minimiza sua popularidade.
Além disso, os motores de 2 tempos possuem mais força e potência, sem perder o foco em sua manutenção simples e barata.
Qual a melhor roçadeira a gasolina?
Depois de aprender sobre suas principais características, vamos ao que interessa: ‘qual a melhor roçadeira a gasolina?’.
Dentre as de melhor custo-benefício temos:
- Roçadeira Toyama tbc23xp;
- Roçadeira Kawashima KW43L;
- Roçadeira Vulcan VR430P;
- Roçadeiras Garthen.
Dentre as marcas mais famosas:
- Stihl;
- Husqvarna;
- Nakashi.
Aqui temos 3 grandes marcas, que apesar de sua alta qualidade e resistência, é mais indicada para uso profissional devido ao seu preço elevado.
De qualquer forma, antes de escolher entre a melhor roçadeira a gasolina, faça uma pesquisa minuciosa e busque referência de empresas consolidadas no mercado.
Também verifique junto ao vendedor, qual a disponibilidade para conseguir peças de reposição, pois muitas marcas são importadas e isso pode resultar em uma grande demora.
Gostou das dicas? Então compartilhe nosso conteúdo no Facebook!