Descobrir qual a melhor cerca viva de crescimento rápido para sua casa, pode influenciar na construção do seu projeto arquitetônico ou paisagista. A cerca viva de crescimento rápido é uma excelente opção natural para quem deseja decorar os muros, ou ainda, dividir os ambientes de um local.
Isso porque, ela cresce rapidamente e oferece uma decoração atraente para as áreas externas da casa ou de centros comerciais – evitando o gasto com construções em concreto ou vidro.
Características de uma cerca viva
A cerca viva pode ser feita por meio de árvores de tamanhos menores, ou ainda, linhas de arbustos que são utilizados na proteção de áreas externas, decoração de ambientes e divisão de espaço.
É comum encontrar cerca viva em muros extensos, com cobertura parcial ou por inteiro. Cuja finalidade é reduzir a poluição sonora, melhorar a privacidade e proteger o ambiente contra ventanias.
Por que plantar uma cerca viva?
Primeiramente, porque existem muitos benefícios em utilizar uma cerca viva, como redução de ruídos e aumento de privacidade. Sobretudo, se tratando de uma cerca viva de crescimento rápido, pois isso resulta em praticidade para quem a cultiva.
Além disso, as cercas vivas são versáteis, e podem substituir os muros, as cercas de madeiras, as telas, os portões e as grades.
Mas é importante dizer que é preciso escolher uma espécie que seja adequada para o ambiente, ou seja, ideal para o solo e o clima de cada região.
Outro ponto relevante na hora de escolher, é o fato de que muitas espécies possuem grandes raízes, que podem resultar na destruição de paredes e pisos.
Cerca viva de crescimento rápido: Qual escolher?
A seguir, selecionamos algumas espécies de cerca viva de crescimento rápido que podem ser ideais para o seu projeto.
Algumas delas possuem grandes variações quanto suas cores e velocidade de crescimento, porém, todas elas são consideradas de crescimento rápido. Confira:
-
Bambu Imperial
Muitas das cercas vivas de crescimento rápido são construídas a partir do uso do bambu imperial. Que por sua vez, pode crescer até 4 metros em 12 meses. Além disso, em muitos lugares ao ultrapassar 3 anos de vida, o bambu imperial pode chegar a 12 metros de altura!
Seu diâmetro pode chegar a 12 cm, já com relação a sua coloração, as varas são amarelas, enquanto as folhas esverdeadas.
-
Bambu Gigante Verde
Muito usado em projetos de paisagistas renomados, o bambu gigante verde possui pequenas folhas verdes, que ficam incríveis em locais que demarcam os ambientes.
Suas varas podem atingir mais de 2 metros em 12 meses, sendo que em estágio adulto, podem chegar a quase 5 metros de altura.
Quanto ao seu diâmetro, existe uma pequena variação entre 2 a 4 cm.
-
Bambu listrado
Nesse caso, temos um bambu com varas de cor amarela e nós verdes. As folhas por sua vez, são verdes e compridas, porém, com listras de cor branca – dando nome a espécie.
Dentro de 12 meses o bambu listrado chega a 4 metros de altura, sendo que na fase adulta pode ultrapassar 15 metros. Seu diâmetro chega a 12 cm.
-
Hibisco
A vantagem do hibisco é que além de ser uma cerca viva de crescimento rápido, ele produz lindas flores que podem ser apreciadas por quem vive no local.
Para fazer seu plantio, visando a alta velocidade em seu crescimento, você pode usar 3 mudas por metro, e fornecer um adubo nutritivo para a planta.
A cerca viva de hibisco pode chegar a 5 metros de altura. Suas flores podem ser de diversas cores, como: rosa, amarelo, vermelho ou multicores.
-
Pingo de ouro
Apesar de ser a menor espécie de nossa lista – chega a 1,5 metros de altura – o pingo de ouro é uma das cercas vivas de crescimento rápido mais utilizadas no Brasil.
Mas o ideal é manter o solo fértil durante o plantio, se possível, com a inserção de adubo orgânico para fortalecer a planta e potencializar o crescimento.
Diante de tantas opções, você já pode plantar uma cerca viva de crescimento rápido, aí na sua casa.
Além disso, aproveite para compartilhar esse artigo com os amigos que estão na dúvida de qual espécie escolher.