É preciso aprender como se proteger da erva daninha na grama, afinal, esse combate pode salvar o seu jardim! A erva daninha na grama, nada mais é, que uma espécie de planta invasiva. O problema é que ela retira os nutrientes de outras plantas existentes no jardim. Se você acredita que a aparência dela não é bonita, engana-se! Muitas são até comestíveis, e por essa razão, as pessoas não tentam removê-las.
Acontece que é preciso observar o seu canteiro, a fim de reconhecer possíveis ervas daninhas. E como elas podem variar de acordo com o clima da região, para descobrir sua aparência você pode consultar arquivos na internet ou livros na biblioteca municipal de sua cidade.
Como combater erva daninha na grama?
Caso já exista ervas daninhas instaladas em seu plantio, a melhor opção para combatê-las é comprando produtos químicos de qualidade.
E caso você queira se prevenir, a melhor opção é fazer o preparo do solo. Nesse processo, você precisa agitar o solo, adubá-lo e em seguida, aplicar o produto para fazer o controle das ervas.
Essa etapa de controle de erva daninha, divide-se em 4 fases:
- Irrigação;
- Poda da planta;
- Adubação;
- Controle de pragas e doenças.
Seguir corretamente essas etapas pode garantir o aumento de vida útil do seu gramado, pois esse processo reduz o potencial de competição de ervas daninhas que habitam o solo.
Se a sua grama estiver sofrendo com infestação, a melhor coisa a se fazer é pedir auxilio de um técnico especializado. Afinal, o uso de herbicidas é controlado, e deve ser feito sob aconselhamento técnico.
Tipos mais comuns de ervas daninhas
Você pode se deparar com alguns tipos de ervas, que são comuns aqui no Brasil:
- Capim do Brejo;
- Capim da Roça;
- Trevos;
- Dente de Leão;
- Hera Terrestre;
- Sempre-Noiva;
- Braquiara;
- Morrião dos Passarinhos;
- Beldroega;
- Azedinha;
- Capim Colchão;
- Tiririca.
De todas que foram citadas, a Tiririca é a mais difícil de ser eliminada.
Isso porque, nela existe um conjunto de bulbos, tubérculos e rizomas que são interligados, assemelhando-se a uma corrente. E é nessa corrente que surgem as hastes florais.
Quando os tubérculos nascem e os rizomas brotam, as chamadas gemas, começam a crescer – o que por consequência produz novas plantas com outros tubérculos. Esse processo aumenta a proliferação de Tiririca.
Como combater a Tiririca?
Utilizar de produtos químicos é o jeito mais eficaz de acabar com a erva daninha na grama. E isso é feito através do uso de herbicidas projetados para matar apenas as ervas daninhas, de modo que não destrua as demais plantas.
Os herbicidas específicos para combater a tiririca são chamados de pré-emergências, os melhores são o Metolachlor e o Alaclor.
Mas ainda assim, a recomendação é contratar um profissional especializado no combate de ervas daninhas. Pois ele será capaz de identificar as doenças e tratar com maior assertividade.
Dicas para aumentar a vida útil do seu jardim
A melhor opção para evitar a disseminação de ervas daninhas, é a prevenção!
Quando uma dessas espécies começar a crescer em sua grama, faça o possível para eliminá-la rapidamente.
Lembre-se que os herbicidas são produtos químicos e altamente tóxicos, e isso requer um controle maior no manuseio. Por essa razão, para comprá-los é necessário um receituário. Sendo assim, peça orientação de um profissional especializado.
E agora que você sabe tudo a respeito de erva daninha na grama, que tal compartilhar esse artigo com os amigos que também precisam de uma solução?