Telhado de vidro ou policarbonato? Descubra qual a melhor cobertura translúcida! Vai construir ou reformar e não sabe qual é a melhor cobertura transparente para sua obra? Nesse artigo vamos explicar as diferenças entre telhado de vidro ou policarbonato.
Se você quer beleza, com qualquer um dos dois você terá! Se deseja interação entre os espaços, com os dois tipos você também terá. E para garantir o aproveitamento da iluminação natural, os dois também podem te ajudar. Mas então qual escolher: telhado de vidro ou policarbonato?
Antes de sair escolhendo qualquer um dos dois, é preciso ter em mente que os locais com coberturas transparentes serão expostos a radiação do sol.
E você terá que definir o seu telhado com base nessa exposição, de modo que, nada prejudique o conforto térmico.
Telhado de vidro
Os telhados de vidro são ideais para fechar sacadas, garagens, jardins de inverno, e outros ambientes.
Ao utilizar um telhado de vidro, é preciso escolher entre vidro laminado ou vidro temperado, que possuem maior durabilidade e resistência.
Com vidros de espessura de 10 mm, com acabamento em peças de inox ou esquadrias de alumínio.
Sua instalação tem o mesmo custo de obra que a de um telhado comum, por causa da estrutura e mão de obra que são iguais.
O vidro possui mais resistência a abrasão, por ser um material formado por areia derretida e outros componentes que aumentam sua resistência química e mecânica.
A maior vantagem do vidro sobre o telhado de policarbonato é que ele dura muito mais! Afinal, o policarbonato pode perder transparência com o passar do tempo.
Telhado de policarbonato
O telhado de policarbonato é feito com uma resina a base de ácido carbônico. O que aumenta sua resistência a impactos, sendo 250 vezes maior que a do vidro. Ele é muito utilizado abaixo de copas de árvores, exatamente por essa razão.
Outra característica desse telhado é que ele é mais leve e mais barato, o que aumenta a preferência de muita gente.
É preciso ter ciência de que o telhado de policarbonato é de plástico, porém extremamente duro e resistente. Por essa razão, é possível encontrar chapas e telhas feitas desse material.
Existem três tipos de chapas de policarbonato:
- Alveolares;
- Compactas;
- Refletivas.
A maior desvantagem do telhado de policarbonato é que ele pode apresentar deformações e trincas com o passar do tempo. Por essa razão, requer uma manutenção preventiva mais intensa.
Telhado de vidro ou policarbonato – Onde utilizar
Independente de qual dos dois telhados você escolher, você pode utiliza-los nos seguintes locais:
- Garagem – Para garantir a luminosidade na principal entrada da casa uma cobertura transparente é ideal e valoriza a fachada.
- Corredores e jardins de inverno – O teto aparente vai destacar os ambientes e garantir a luz necessária para a sobrevivência de plantas e outras espécies de vegetação.
- Área externa – Para aumentar a iluminação natural e garantir a economia na conta de energia, você pode optar por um dos dois telhados e de quebra, deixar a arquitetura da sua casa muito mais bonita.
Qual dos dois telhados escolher?
Não existe uma opção melhor que a outra. Nesse caso, a comparação deve ser feita de acordo com as características do seu projeto.
Se você precisa de uma cobertura mais barata, a indicação é o policarbonato. Mas lembre-se que em dias de chuva, o barulho pode incomodar.
Já se você aprecia um projeto com melhor acabamento e conforto, o vidro é recomendado. Porém, não se pode esquecer que essa escolha aumentará o custo da obra.
Em todo caso, sempre procure um especialista para garantir que tudo esteja de acordo com suas necessidades. Dessa forma, você terá sucesso na hora de escolher entre o telhado de vidro ou policarbonato.
Esse conteúdo te ajudou? Aproveite para compartilhar com aquele amigo que vai construir ou reformar!