Antes de conhecer o telhado verde detalhamento, precisamos aprender um pouco mais sobre o conceito desse tipo de projeto. Primeiro, que a definição de telhado verde está além de cobertura vegetativa. Além dos tradicionais telhados feitos cobertos de gramas e plantas, toda cobertura que possui:
- Painéis solares;
- Telhados fotovoltaicos;
- Telhas shingle;
- Painéis brancos com alta refletividade.
Pode ser considerado um telhado verde.
Tipos de telhados verdes
Existem dois tipos de telhado verde – o intensivo e o extensivo. E para conferir telhado verde detalhamento, vamos explicar cada um deles:
Intensivo
Esse é um telhado maior que suporta mais quantidade e variedade de vegetação. Sua altura varia entre 15 a 40 cm e ele é bem mais pesado que o extensivo, exigindo uma manutenção cautelosa e de maior atenção.
É preciso ter muito cuidado na hora de calcular as estruturas. No país, edifícios em concreto armado leva em consideração uma carga de 300 kg por quilômetro quadrado.
Extensivo
O telhado verde extensivo é mais fino e bem mais leve. A maior espessura para esse tipo é de 8 cm, com cobertura de forração.
Ele é mais barato, porém não suporta muita carga de águas pluviais. Quanto a vegetação, a altura pode chegar a 20 cm e o peso total a 15 kg por quilômetro.
Telhado verde detalhamento e montagem
Em alguns lugares é possível encontrar os módulos prontos com vegetação. Sem contar aqueles que contém pisos elevados que são capazes de armazenar a água da chuva para garantir a irrigação do telhado.
A construção deve ser impermeabilizada e ela obrigatoriamente precisa suportar o peso da cobertura.
O telhado verde possui 1,5 vezes um tamanho maior que as telhas comuns e o ângulo de inclinação é baixo ou inexistente. É isso que determina a forma de drenagem da água.
Na escolha da grama e das plantas, é preciso procurar plantas nativas que são de fácil adaptação ao clima e região.
Vantagens do telhado verde
- Regula a temperatura;
- Regula a drenagem de águas pluviais;
- Produz oxigênio;
- Cria novos habitats;
- Resfriamento por evaporação.
Desvantagens do telhado verde
- Mais caro que os telhados convencionais;
- Gasta mais energia para a construção;
- Pode haver vazamentos se for instalado incorretamente;
- Requer muitos cuidados contra o vento e o fogo.
Custo de obra
Existe uma variação no preço da instalação do telhado verde, que pode chegar a R$150,00 por metro quadrado.
A maior vantagem desse tipo de cobertura é que diferente das convencionais que costumam durar 20 anos sem manutenção, o telhado verde pode durar o dobro, protegendo a laje e suportando diferentes coberturas.
Políticas de implantação
Muitas leis que sugerem a obrigatoriedade de instalação de telhados verdes com vegetação estão sendo aprovadas na câmara. No entanto, o incentivo para esse tipo de cobertura ainda é limitado no Brasil.
A mão de obra qualificada ainda é bastante restrita e são poucas as empresas que prestam esse tipo de serviço, o que dificulta ainda mais o processo.
O problema é que no Brasil o incentivo a esse uso sustentável, gera apenas um abatimento substancial de um valor no IPTU do proprietário, enquanto nos EUA e na Europa, os habitantes ganham até metade do valor da obra para fabricarem a cobertura.
Diante do telhado verde detalhamento fica mais fácil avaliar as condições e decidir se é ou não, financeiramente viável construir esse tipo de obra em sua residência ou centro comercial.
Porém sempre lembrando que o planeta agradece esse cuidado e essa cobertura pode ser o legado das futuras gerações.
Gostou desse conteúdo? Compartilha em suas redes sociais com os amigos.