Os segredos sobre como cultivar mandioca você só encontra aqui! Aipim, Macaxeira ou Carimã: o que esses nomes têm em comum? Todos eles representam uma única espécie de raiz. Saiba mais sobre como cultivar mandioca e o que ela representa no país. A mandioca é uma raiz brasileira, que se popularizou a ponto de hoje alimentar milhões de pessoas em todo o mundo.
Apesar de ser conhecida por diversos outros nomes, dependendo da região do Brasil, a mandioca tornou-se uma forte representação cultural do nosso país e isso é indiscutível.
Vantagens de cultivar mandioca
Dentre os principais benefícios desse alimento, está o seu fácil cultivo, que pode ser feito até nas regiões mais áridas do planeta.
Outra vantagem, é que ela é rica em amido, o que pode assegurar a energia necessária para sobreviver em períodos de crise, como fome e guerra.
Além disso, muitas pessoas preferem aprender como cultivar mandioca, por seu plantio se destacar de outros alimentos.
Dentre as maiores vantagens de cultivar mandioca, estão:
- Sua fácil propagação;
- Resistência a longos períodos secos;
- Grandes rendimentos até em solos inférteis;
- Não exige a utilização de insumos;
- Tolerância a pragas;
- Alta concentração de amido.
Sem contar que através do plantio da mandioca é possível criar outros alimentos, como a farinha de mandioca, polvilho, tapioca e o tucupi.
Como plantar mandioca e como cultivar mandioca
Agora que você sabe um pouco mais sobre todo o potencial da mandioca, vamos te ensinar como cultivar mandioca. Anote aí:
-
Prepare o solo
Primeiro é preciso deixar o solo arado, a fim de desfazer possíveis torrões;
O ideal é fazer uma 2 meses antes do cultivo, e depois, fazer uma nova aragem no dia do plantio.
-
Faça a adubação
Não é algo obrigatório para o plantio de mandioca, mas caso você queira cultivar com adubo, pode aplicar calcário para garantir o magnésio e o cálcio necessário para fortalecer a raiz.
-
Realize o plantio
As hastes da mandioca, também chamadas de manivas, são usadas para plantar as novas mudas. Esse plantio deverá ser realizado através de covas feitas no solo.
A profundidade ideal para esse plantio é de 10 cm. E você pode criar fileiras com espaçamentos entre uma cova e outra. Crie 1 m entre todas as linhas do plantio.
Depois de distribuir todas as manivas, cubra com uma camada de terra, fechando toda a cova.
Outra maneira de cultivar mandioca é criar fileiras duplas, com 2 m de distância entre cada buraco e 60 cm entre cada fileira.
-
Colheita
Para colher mandioca é preciso ter paciência, pois ela começa a ficar boa entre 1 a 2 anos depois do plantio.
Outro aspecto importante para se falar sobre o cultivo da mandioca, é que ao cortá-la crua, a raiz libera cianeto de hidrogênio.
O cianeto de hidrogênio é uma substância altamente tóxica, que costuma surgir devido a decomposição de glicosídeos cianogênicos, ‘moradores’ da mandioca, que são ativados assim que ocorre o corte. É uma espécie de mecanismo de defesa da planta.
Ingerir a mandioca em estado cru pode ser muito prejudicial a saúde. Por isso, recomenda-se o cozimento antes de realizar outros preparos para a ingestão, como fritar ou fazer farinha, etc.
Existe uma recomendação sobre a poda da mandioca, que pode ser feita em épocas frias.
Antes de escolher a espécie de mandioca que será cultivada, verifique a indicação, pois algumas são consideradas ‘espécies bravas’, que são muito amargas e recomendadas apenas para o preparo de amido ou farinha.
Veja também como plantar mandioca em vaso.
Agora você já sabe como cultivar mandioca e pode reservar um espaço para iniciar o plantio. Não se esqueça de também compartilhar nosso conteúdo para ajudar outras pessoas a conhecerem esse processo.