Dicas incríveis para cultivar suculentas em casa ou em um pequeno jardim. Para quem adora uma plantinha, mas tem pouco espaço em casa, aprender como cultivar suculentas pode ser uma excelente alternativa para estar em contato com a natureza. As suculentas são fáceis de cultivar; são belas e ficam bem em qualquer cantinho, seja da casa, escritório ou jardim de inverno.
Para criar uma decoração minimalista, você pode escolher alguns vasinhos personalizados. Bem como, pode caprichar na decoração da varanda, com uma ou outra espécie diferente.
Vantagens de plantar uma suculenta
Talvez a maior vantagem de plantar uma suculenta, é que elas são de fácil adaptação. Elas vivem muito bem em ambientes internos, desde que sejam próximos de janelas com incidência solar.
Apesar de gostarem do contato direto com o sol, a maioria das espécies apreciam a luz indireta, vivendo bem a meia-sombra. Além disso, sobrevivem com pouca água, o que facilita os cuidados.
Outra vantagem é que você consegue variar bastante na escolha das espécies. Existem suculentas de várias cores, texturas e formatos.
Como fazer a montagem do vaso e o plantio
Entenda como fazer a montagem do vaso para plantar suculenta de maneira rápida e fácil.
Aqui, criamos um passo a passo de como cultivar suculentas. O intuito é simplificar o plantio no melhor estilo ‘faça você mesmo’.
– Primeiro, escolha as folhas das suculentas. É preciso definir aquelas que estão em ótimo estado.
– Defina o vaso em que será plantada. Feito isso, coloque 1/3 de terra adubada; 1/3 de areia fina e mais 1/3 de pedregulhos pequenos.
– Em seguida, coloque as folhas de suculenta sobre a terra (não enterre as folhas, apenas insira de maneira delicada), evitando apertar demais.
– Coloque o vaso em um local claro, porém sem luz direta. Certifique-se que seja um lugar arejado, preferencialmente próximo a uma janela.
– Não faça regas nos primeiros 7 dias, do contrário, as folhas poderão apodrecer.
– A partir da segunda semana comece as regas, que devem ser feitas através de um conta-gotas.
– Regue de 1 a 2 vezes por semana. Não deixe que a água caia sobre as folhas. Molhe apenas a terra adubada.
– Depois de algumas semanas, as primeiras raízes começarão a brotar. Seja paciente!
Cuidados com o pós-plantio
Existem alguns cuidados com o pós-plantio (principalmente se foi feito em pequenos recipientes) que é preciso conhecer para garantir o sucesso no aprendizado de como cultivar suculentas.
Cachepôs
Se você plantou sua muda em cachepôs, a rega deverá ser feita sem eles.
Retorne a planta ao recipiente apenas quando tiver certeza de que a água já escorreu por completo.
Esse processo é para evitar que as raízes entre em contato com a água e apodreçam.
Xícaras
Caso esteja cultivando a suculenta em uma xícara, terá que criar um sistema de drenagem para que as raízes não fiquem podres.
Para drenar você pode colocar uma camada de argila expandida, de aproximadamente 5 cm. Depois basta cobrir com uma manta de drenagem.
Dicas importantes para cultivar suculentas
Não se esqueça que o excesso de água poderá apodrecer sua suculenta. Por isso, sempre crie um solo com terra adubada (substrato de sua escolha), areia e pedregulhos.
Depois que a planta estiver adulta, regue no máximo duas vezes por semana. Isso será suficiente, mas não exagere! A rega deve ser feita sempre em pequenas quantidades.
Em dias quentes e clima seco, a frequência da rega pode ser feita em dias alternados (dia sim, dia não).
Como as suculentas não crescem muito, o ideal é escolher um vaso bonito, que fique bem em qualquer cantinho da casa.
Agora que você já descobriu como cultivar suculentas, aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!