Quer conhecer os nomes de árvores frutíferas mais comuns aqui no Brasil? Leia esse artigo até o final! Se você deseja aprender os nomes de árvores frutíferas, seja para cultivar um pomar, ou por pura curiosidade, saiba que trouxemos algumas informações importantes nesse artigo.
É comum encontrar árvores frutíferas em sítios e áreas rurais, mas muitas pessoas nos centros urbanos estão se interessando pelo cultivo de árvores dessa espécie.
A maior vantagem de plantar uma árvore que possui frutos, é que tanto os animais, quanto as pessoas, podem consumir e saborear as diversas variedades disponíveis.
Além disso, se você gosta de culinária, muitas árvores frutíferas oferecem frutos que possibilitam a criação de sucos, geleias, doces, etc.
Características das árvores que possuem frutos
Para cultivar uma árvore frutífera você precisa ter em mente que todas as espécies demandam profundidade para o crescimento das raízes.
Além disso, ter um espaço que bate bastante sol é imprescindível, pois as árvores com frutos, precisam de sol para se desenvolverem de um modo saudável.
Você também deve escolher uma espécie que se adapte às condições climáticas e do solo, que pertencem a sua região.
Árvores frutíferas de clima temperado, precisam ser plantadas nos meses de julho e agosto. Caso as mudas sejam de torrão, esse plantio pode ser feito durante todo o ano (mas isso requer irrigação).
As árvores de mudas tropical ou subtropical precisam ser plantadas em época de chuva.
Sabendo disso, vamos aos nomes de árvores frutíferas. Anote aí!
Nomes de árvores frutíferas
Selecionamos em ordem alfabética, os nomes de árvores frutíferas e suas épocas de colheita:
|
Espécies tradicionais no Brasil
No Brasil existem algumas espécies de árvores frutíferas que são fáceis de encontrar, tanto em regiões rurais, quanto em urbanas:
Amoreira
Cultivada em quintais por meio de mudas, a amoreira é sensível e precisa de umidade, ou seja, você precisa regá-la pelo menos duas vezes por semana.
Os galhos crescem bastante e é preciso podar com frequência.
Seus frutos começam a aparecer depois de um ano após o plantio. E elas podem ultrapassar 1 metro de altura.
Aceroleira
A acerola é uma fruta azedinha e muito saborosa.
Os frutos da aceroleira aparecem 3 vezes no ano, e eles se adaptam bem a qualquer clima.
Você deve plantar as mudas em um ambiente que bata sol.
Essa árvore pode ultrapassar os 2 metros de altura.
Pitangueira
A pitanga gosta de clima quente e úmido e contribui para o paisagismo, pois ela floresce e ainda dá frutos vermelhos, que são belos!
Seu perfume é adocicado e por isso, a pitangueira vive repleta de pássaros.
Romãzeira
Para produzir a romã, é preciso germinar as sementes em local com luminosidade e utilizar de adubos com matéria orgânica.
Existe a espécie ‘anã’ que pode ser cultivada em vasos, e uma espécie maior, mas que não ultrapassa 2 metros de altura.
Agora que você já anotou os nomes de árvores frutíferas comuns no Brasil, compartilhe esse conteúdo para que outras pessoas também aprendam mais sobre essas espécies.