Conhecer os tipos de palmeiras de sombra pode te proporcionar um espaço elegante, mesmo em ambientes menores. Muita gente acredita que só existem palmeiras na beira da praia, ou no hall de entrada de prédios enormes e luxuosos. Acontece que existem vários tipos de palmeiras de sombra, que sobrevivem muito bem em pequenos ambientes.
As palmeiras são plantas extremamente resistentes e muito bonitas, e essa é uma excelente desculpa para usá-las sempre que possível em um projeto de decoração.
Mas antes de escolher uma palmeira de sombra, é preciso conhecer algumas características dessa planta, para não cometer erros.
Como plantar palmeiras
Como existem diversos tipos de palmeiras de sombra é preciso estar ciente das características e necessidades de cada uma delas.
Antes de conhecer algumas das espécies que existem por aí, vamos te ensinar 05 dicas de como plantar palmeiras corretamente:
- Escolhendo a planta – Observe o clima da sua cidade e o espaço disponível para o cultivo;
- Conheça as características da espécie – Quando for comprar sua palmeira, certifique-se do tamanho máximo que ela poderá atingir, qual a quantidade de luminosidade natural que ela necessitará, e qual deverá ser a rega semanal;
- Hora de plantar – Quando já estiver com sua plantinha em mãos, mantenha a raiz úmida, porém, não deixe a muda encharcar. Cave um buraco que tenha pelo menos o dobro da largura da raiz, e com uma profundidade que deixe o topo da raiz, ao menos 1 cm do solo;
- Alimente a muda – Termine o plantio misturando a terra com produtos que tenham nutrientes e alimentem a raiz por ao menos 3 meses (quando comprar a muda, peça um produto dessa natureza);
- Cuidados pós-plantio – Durante os meses frios de inverno, diminua a rega para não sobrecarregar, mas jamais deixe a planta ressecar. Nos outros períodos do ano, regue a planta de acordo com as especificações dos vendedores e nunca encharque a raiz.
Principais tipos de palmeiras de sombra
Agora que você já sabe como plantar palmeiras, conheça algumas das espécies de sombra que podem ganhar destaque em sua decoração. Confira:
Palmeira Bambu
A Palmeira Bambu é utilizada em projetos de interiores, pois são famosas por sua capacidade de purificação do ar.
Apesar de bem delicada, ela é uma espécie resistente à ambientes com sombra.
A Palmeira Bambu possui folhas e caule finos e agrega charme e harmonia ao lugar, podendo ser combinada com diversos objetos do mobiliário.
Palmeira Ráfia
Se quiser você pode plantar a Palmeira Ráfia em canteiros, no hall de entrada e alguns ainda a utilizam no banheiro, já que ela aceita bem ambientes com sombra e ventilação.
É normal encontrar a Palmeira Ráfia em consultórios e escritórios que gostam de requinte e sofisticação.
Palmeira Real
Os brasileiros são apaixonados pela Palmeira Real. Muito utilizada em áreas urbanas, pois sua muda tem fácil evolução e vive bem em diversos ambientes.
Essa é uma espécie que pode ser ideal para jardins de inverno de casas e apartamentos que possuem um espaço um pouco maior.
Palmeira Fênix
A maior vantagem da Palmeira Fênix, também conhecida como Palmeira Anã, é que sua folhagem é muito bela e ela fica incrível em projetos de decoração, pois podem ser adequadas a vários ambientes.
Ela é bem tropical e ama um sol, porém é bastante resistente a sombra, mas precisa ficar em um local arejado.
Gostou de conhecer os tipos de palmeiras de sombra? Continue visitando nosso site para receber mais informações como essa e se torne um expert no assunto!