A tendência do vintage tem dominado decorações em todo o mundo, e vamos te ensinar dicas importantes sobre o aparador retrô. Se você deseja uma peça retrô, que seja elegante – funcional e que fica boa em qualquer ambiente da casa, saiba que esse objeto é o aparador vintage. O aparador é um móvel intuitivo, que fica ótimo em corredores, salas, quartos e até em banheiros.
Antigamente, os aparadores dispunham basicamente de uma superfície plana, com pés em ferro ou madeira. Hoje, existem modelos de aparadores com gavetas e nichos, que facilitam a guarda de outros objetos.
A combinação de peças antigas com objetos modernos deixa a decoração da sua casa charmosa e conceitual.
Como escolher um aparador vintage
Para ter em casa um aparador vintage retrô você precisa visualizar qual o cômodo melhor responde às suas necessidades.
Então você pode começar identificando se o aparador será apenas uma peça de decoração, ou se será utilizada no dia a dia, necessitando assim, de um espaço que possibilite maior mobilidade da peça.
Existem modelos de aparadores com portas e gavetas, assim como existem os aparadores lisos, com apenas um tampo em sua superfície, ou no máximo, uma prateleira entre as pernas.
Veja alguns exemplos:
– Aparador Duo: esse modelo de aparador vintage pode fazer a vez do rack na sala de estar, como pode ser utilizado em um quarto. Ele possui gavetas em sua estrutura e ainda conta com uma prateleira que pode ser utilizada para suportar objetos aparentes, como livros, por exemplo.
– Aparador Brasa: esse modelo geralmente é encontrado com duas gavetas. A peça tem um desenho único, com pontas arredondadas e é feita toda em madeira. Você pode escolher uma peça de duas cores, o que deixa a decoração do ambiente muito mais despojada e elegante.
– Aparador Retrô Luís XV: uma peça tradicionalíssima, inteiramente em madeira, pode ser encontrada em MDF o que reduz seu custo consideravelmente. Esse modelo de aparador corresponde aos aparadores de época, como o próprio nome já diz. Ela contém apenas o tampo para acomodar bandejas, luminárias ou livros.
Você deve considerar ainda, a escolha das cores do aparador vintage retrô, pois atualmente é possível encontrar esse móvel em diversas cores com acabamento em laca, ou pintado.
Outra coisa, é que o seu aparador retrô pode ser utilizado como mesa de estudos, nesse caso, você deve avaliar a altura do móvel, onde o ideal é de 70 cm e a disposição entre os pés do aparador.
Como utilizar aparador vintage retrô no banheiro
O banheiro por ser a área mais úmida da casa, merece um pouco mais de atenção e cuidado na hora da escolha do seu aparador. Sendo assim, separamos algumas dicas para te ajudar a não cometer erros.
Para utilizar um aparador vintage retrô no banheiro, você precisa:
- Impermeabilizar a peça por inteiro, evitando a absorção de água.
- Usar cubas de sobreposição, que sejam mais leves.
- Utilizar um aparador que corresponda a altura da cuba e não ultrapasse 90 cm do chão.
- Mantê-lo distante de produtos químicos que causem corrosão na peça.
Seguindo essas especificações você pode usar um aparador vintage em todos os cantos da casa, deixando seu ambiente estilizado e agregando valor ao seu lar.