Vale a pena investir em película para vidros de janela? Os avanços tecnológicos propiciaram melhorias significativas no universo da arquitetura. Cada vez mais, novos recursos vão sendo desenvolvidos e vai sendo possível criar novas formas de atender os desejos dos clientes. Acústica, design, disposição dos móveis, tamanho apropriado para as atividades que os moradores realizam, segurança e iluminação são algumas das características a se considerar.
Somando-se à estas características, a temperatura interna da casa também é um fator de interesse, pois quando a temperatura está muito diferente do que os moradores julgam ideal, além do desconforto causado, também é comum haver um gasto excessivo de energia elétrica para estabilizar a temperatura.
Diante disso, o uso de películas para vidros de janela passou a ser uma prática comum, tendo em vista que bloqueia a luz solar e ajuda a preservar a temperatura interna do ambiente. Veja a seguir algumas características para se considerar acerca do uso de películas em vidros de janelas.
Película para vidros de janela: Maior privacidade
Ao permitir a iluminação natural do ambiente interno, os vidros também permitem que pessoas no ambiente externo consigam ver o interior da casa. Isso limita a privacidade e, em regiões violentas, pode aumentar o risco de furtos e assaltos.
No entanto, algumas películas auxiliam neste sentido, pois permitem a visão nítida apenas da parte de quem está dentro do ambiente, deixando o vidro com aspecto espelhado para quem vê de fora.
No entanto, se seu objetivo é privacidade, tome cuidado! Algumas películas bloqueiam a visão do ambiente mais claro em relação ao mais escuro. Ou seja: durante o dia, é mais claro na rua do que dentro de sua casa.
A noite, no entanto, é mais claro dentro de casa, e portanto você acaba tendo uma visão espelhada ao olhar para rua, enquanto que quem está na rua consegue te ver.
Temperatura interna estabilizada
As películas bloqueiam parcialmente a entrada de ondas de luz solar. Isso faz com que elas ajudem a manter o ambiente interno com a temperatura estabilizada, tendo em vista que as ondas de luz são as grandes responsáveis pelo aquecimento do ambiente.
De forma indireta, o uso de películas nos vidros das janelas acaba fazendo com que se gaste menos energia em casa, tendo em vista que se necessita de menos utilização de ar condicionado e recursos afins.
Bloqueio de raio ultravioleta
Os raios ultravioletas são os verdadeiros vilões das ondas de luz solar. São eles que danificam os tecidos humanos, podendo ocasionar lesões malignas e cancerígenas na pele, por exemplo. Também causam ressecamento e envelhecimento precoce.
Além disso, causam malefícios em outros níveis, sendo responsáveis em parte pelo aquecimento dos ambientes. Logo, conseguir bloquear a entrada de raios ultravioleta em casa é algo de extrema importância. E as películas para vidros de janela permitem isso.
Segundo estimativa norte-americana, alguns modelos de película conseguem bloquear até aproximadamente 95% de todo o raio ultravioleta presente no ambiente externo. Isso tem um impacto significativo em muitos níveis, podendo afetar até mesmo o orçamento mensal, conforme explicado anteriormente.