Telhados verdes ajudam a salvar o planeta! Ações sustentáveis e práticas bioecológicas estão cada vez mais discutidas na atualidade. Tanto por parte de arquitetos quanto no discurso de biólogos e ativistas de um modo geral. Fato inegável é que nossa sociedade avança desenfreadamente no quesito de tecnologia e, por consequência, a natureza acaba sofrendo com este avanço.
Para tentar minimizar o impacto da destruição ambiental em decorrência dos avanços tecnológicos, alguns arquitetos tiveram a ideia de criar o chamado telhado verde. Trata-se de um projeto que visa preparar o telhado da casa como base para o plantio de gramas ou folhagens.
Ficou interessado em conhecer melhor este projeto? Então veja a seguir as vantagens do telhado verde para o equilíbrio ecológico.
1 – Vantagens do telhado verde: Drenagem
Com a vegetação exposta sobre o telhado, a drenagem da água da chuva acaba sendo facilitada. Com isso, você necessita de menos investimento no que se refere a escoamento da água e sistemas de esgoto.
2 – Estética
A estética é um ponto bastante subjetivo. Algumas pessoas preferem a estética de telhas de barro, outras acham mais elegante telhas de brasilit pintada de branco frequentemente e assim por diante. Mas há um número importante de pessoas que prefere o aspecto do telhado verde.
3 – Isolamento acústico e térmico
Talvez um dos pontos mais atraentes para quem mora em ruas movimentadas, possui uma rotina intelectual ou simplesmente aprecia a paz do silêncio: a vegetação sobre o telhado também diminui a contaminação por ruídos externos. Quanto mais espessa for a camada de terra que serve de base da vegetação, maior o efeito de isolamento acústico.
Além do mais, a vegetação que compõe o telhado verde também é excelente no isolamento térmico. Ideal para pessoas que sentem-se desconfortáveis em meio ao calor típico de algumas regiões do Brasil, pois isola a temperatura interna impedindo que o calor externo aqueça o telhado e, consequentemente, o interior da casa.
4 – Valorização do imóvel
A valorização do imóvel está diretamente relacionada à estética, ainda que inúmeros outros fatores acabem influenciando. Sendo a estética um ponto subjetivo, a valorização do imóvel também é.
No entanto, assumindo que o imóvel possa passar a ter sua estética mais atrativa para alguns clientes, ele também passa a ser valorizado por esta população.
Somando-se à estética, o isolamento acústico e térmico mencionado anteriormente também é importante na valorização do imóvel. Mas, claro, para que o telhado verde possa realmente agregar valor ao imóvel é importante que o projeto seja desenvolvido com cuidado.
5 – Ação sustentável
Como dito anteriormente, o telhado verde é uma forma de inserir uma pequena quantia de vegetação em nosso Planeta. Em regiões urbanas, essa pequena quantia pode fazer toda diferença.
Além do equilíbrio ecológico e do auxílio na drenagem da água, já mencionados, o aumento do volume da vegetação melhora a qualidade do oxigênio, garantindo maior sensação de bem-estar e mais benefícios aos indivíduos.
Sabe-se que com a melhora na qualidade do oxigênio, até os níveis de estresse e ansiedade podem reduzir.
Então além das diversas vantagens do telhado verde em termos ecológicos, apostando nesse modelo de telhado você ainda pode acabar tendo benefícios à sua saúde mental.