Evite dores no pescoço e nas costas e aprenda de uma vez por todas como escolher o travesseiro ideal para você. As dores no corpo, principalmente na cabeça e pescoço podem ser evitadas, através da escolha correta do colchão e travesseiro. Entenda a importância disso e aprenda como escolher o travesseiro ideal para você.
A primeira coisa a se pensar, é que se deve respeitar o eixo do corpo.
Quando estamos em pé, a nossa cabeça se mantém centralizada no meio do corpo. Para a posição horizontal a regra é a mesma. É preciso manter essa posição do eixo, para evitar lesões, rotação de vértebra ou inclinações exageradas.
Então vamos as nossas dicas de como escolher o travesseiro certo para você.
Tamanhos de travesseiros
Você já analisou o tamanho do seu travesseiro?
O desconforto causado pelo tamanho errado do travesseiro compromete a saúde da sua coluna.
Um tamanho errado pode lesionar sua coluna, podendo causar grandes retrações na cervical.
É preciso escolher um travesseiro que deixe sua coluna alinhada com a altura da cabeça.
Um travesseiro muito alto ou muito baixo pode deixar o músculo trapézio muito retraído, isso pode retificar a sua cervical.
Lembre-se que os danos à coluna podem te trazer grandes prejuízos para o resto da vida.
Então, o tamanho ideal de travesseiro é aquele que te permite dormir de lado, ou de barriga para cima, sem te deixar em posições desconfortáveis.
O travesseiro que preencha a lacuna da cervical é o aconselhável!
Tipos de materiais de travesseiros
Atualmente, o mercado disponibiliza travesseiros feitos com diversos tipos de materiais.
Alguns materiais são mais resistentes e protegem com mais eficiência a coluna e a cabeça. Enquanto outros, não são recomendados para uso contínuo.
Veja alguns exemplos:
– NASA Viscoelástico: considerado o material mais inovador do mercado. É composto por uma estrutura termo-inteligente, oferecendo maior capacidade de absorção do peso e da distribuição da pressão corporal. Esse travesseiro é muito conhecido por sua capacidade de ter um retorno lento, o que sugere uma ação ‘amortecedora’.
– Látex Natural: produzido através de uma seiva natural, é considerado o travesseiro brasileiro. É feito de espuma látex e possui vários furinhos em sua estrutura, o que permite uma ventilação interna.
– Molas: feito com um sistema anti ácaros, tem espuma fria. Ele se molda a estrutura corporal. Suas molas servem para bombear o ar dentro do travesseiro. É excelente para melhorar a circulação sanguínea.
– Penas e Plumas: feitos com penas e plumas especiais, a base de material sintético, apesar da boa fama, que sugere requinte e luxo, não são recomendados por fisioterapeutas. Por serem muito ‘fofos’, não possuem a resistência e a termodinâmica necessária para abrigar com precisão a lacuna entre a cabeça e a cervical.
Existem alguns outros modelos e materiais utilizados na fabricação de travesseiros. Vale a pena pesquisar antes de trocar o seu!
Para saber mais sobre como escolher o travesseiro ideal para você, uma visita ao fisioterapeuta é super recomendada! Apenas um médico poderá dizer quais as características do seu corpo e fará uma análise mais precisa e assertiva.