Entenda algumas especificações que irão te ajudar a escolher o melhor forro para sua residência. Antes de tudo, ao construir sua casa você se depara com uma dúvida, sobre utilizar laje ou forro. E ao optar pelo forro, é preciso entender qual o melhor forro para residência. Com relação ao forro você tem que pensar em algo além do revestimento, ou seja, pensar também nas funcionalidades do forro, como por exemplo, melhorar a acústica do ambiente.
Para obras residenciais, aconselha-se o uso de 3 tipos mais comuns de forro, que são mais baratos e resistentes. São eles:
Gesso
Existem basicamente dois tipos de forro de gesso: Gesso Drywall (Acartonado) e Gesso Calcinado (placas prontas).
Vamos às características de cada um desses modelos:
– Gesso Acartonado: é revestido com uma espécie de cartão em ambos os lados. É um produto que costuma apresentar menos trincas e menos sujeira em sua colocação. A instalação do gesso acartonado é muito rápida. Basta instalar a estrutura metálica e ir parafusando as placas. Sua manutenção e secagem das emendas também são muito rápidas. Como desvantagem, pode-se dizer que ele é um pouco mais caro que o Gesso Calcinado. Não é absolutamente mais caro, mas tem um custo mais elevado. Outra coisa, é que a mão de obra precisa ser de boa qualidade! Do contrário, a má colocação pode deixar emendas aparentes. E é necessário dar um acabamento no gesso acartonado, porque ele cru não tem uma estética muito atraente.
– Gesso Calcinado: o gesso calcinado por ser feito inteiramente de gesso é mais demorado. Ele tem um índice de trincas maior que o gesso acartonado, isso acontece por ele ser mais rígido! Ele absorve mais água e necessita de um tratamento específico para evitar fungos. Em contrapartida, ele é o gesso mais barato, então se o seu orçamento estiver apertado, vale optar por ele! Ele permite as mesmas utilizações que o Drywall, como sanca iluminada e molduras no estilo rococó, por exemplo.
Madeira
O forro de madeira é uma opção sofisticada e ganha adeptos tanto de moradores do campo, quanto de condomínios residenciais das cidades grandes.
O forro de madeira é formado por réguas de madeira que se encaixam entre si. Claro que existem outras opções como as placas de MDF usadas com uma sustentação no teto, que acabam sendo uma boa ideia para a construção.
O forro de madeira é indicado para casas que possuem uma decoração rústica com elementos da natureza. Também pode ser usado para destacar algum ambiente, você pode utilizar o forro de madeira em um único local específico da casa, como um lounge, por exemplo.
A vantagem da madeira é que o isolamento térmico é excelente!
A madeira pode receber dezenas de acabamentos, como pintar com a cor que você quiser, pode usar a madeira natural, ou mesmo envernizar!
Sem falar da durabilidade do forro de madeira, mas para isso, é necessário aplicar uma manutenção regular!
PVC
O forro de PVC é polêmico por ser um plástico, como definição básica, podemos dizer que são réguas brancas com ondulações que se encaixam. É com certeza o forro mais barato de todos! Porém isso não reduz sua qualidade! Inclusive, o forro de PVC é muito resistente, principalmente quanto à umidade!
Se seu ambiente está pronto e você não quer sujeira, o forro de PVC é uma ótima pedida, além de tudo, ele é reciclável, então as sobras podem ir para reciclagem!
A instalação do forro de PVC é rápida e prática! Ele não precisa de acabamento e sua limpeza é fácil de realizar.
Além da cor branca, dá para encontrar forro de PVC em outras cores, até mesmo, em cor que imita a madeira.
Não é indicado para cozinhas, pois não suporta o calor intenso! Mas para banheiro, está mais do que indicado!
Agora você já pode escolher com maior facilidade o melhor forro para sua residência!