Conheça alguns dos tipos de laje nervurada e entenda as características de cada uma. Você deve imaginar que a laje é um dos principais componentes estruturais de uma construção. Sendo assim, é preciso conhecer o tipo que está sendo utilizado. Existem diversos tipos de laje no mercado, mas uma que vem ganhando notoriedade é a laje nervurada.
A laje nervurada tem esse nome por possuir nervuras em sua parte interna, que são similares as vigas, porém em versões menores. Essas nervuras são interligadas entre si por uma ‘capa de compressão’.
O uso da laje nervurada tem sido a opção de muitos engenheiros, justamente por poder dispensar as grandes vigas, corriqueiramente utilizadas em grandes obras.
Características da Laje Nervurada
É necessário ter em mente que a laje nervurada apresenta um comportamento intermediário com relação à laje maciça ou a grelha, por exemplo.
A laje nervurada é aquela montada no local ou que apresenta nervuras pré-moldadas, onde sua fabricação permite a inserção de material inerte.
Por não necessitar da colocação de concreto que fica abaixo da linha neutra, seu peso acaba sendo menor se comparado aos outros tipos de laje.
Tipos de laje nervurada
Separamos os tipos de laje nervurada, mais comuns em edificações.
Laje moldada no local
Para a laje moldada é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos, e claro, do material que fará o enchimento. Essas fôrmas podem ser de polipropileno ou de metal.
Laje com nervuras pré-moldadas
Para esse tipo de laje nervurada é preciso o uso de vigotas pré-moldadas e o material de enchimento que vai sobre a estrutura pré-moldada, além do concreto que finaliza sua composição.
Material de Enchimento
Blocos cerâmicos ou de concreto
Normalmente utilizados nas lajes com vigotas pré-moldadas, por serem de fácil manuseio. São excelentes isolantes térmicos.
Blocos de EPS
Esses blocos de EPS são usados junto à laje com nervuras pré-moldadas.
A preferência por esse tipo de material se dá por conta de algumas especificações positivas para a construção, como:
- Excelente isolante térmico e acústico;
- Ótimo para construções que necessitam de um teto plano;
- Possui uma vedação eficiente, com relação à concretagem.
Caixotes
Nesse caso, estamos falando de fôrmas reutilizáveis.
Com o uso de caixotes na construção de laje nervurada dá para reutilizar mais de cem vezes o material, o que é incrivelmente sustentável.
Vantagens em usar a Laje Nervurada
- Apresentam grandes vãos – Liberando mais espaço na construção.
- Versatilidade – Usada em edificações residenciais, garagens, hospitais e muitos outros edifícios.
- Economia – Reduz em até 30% o valor da obra, com relação às lajes maciças, isso por utilizar menos concreto e armações.
Desvantagens em usar uma Laje Nervurada
- Sua construção requer um número maior em relação à mão de obra, o que em algumas situações pode convergir com a economia no material.
- Exige maior atenção na fixação dos blocos, que se por ventura ficarem frouxos, pode gerar riscos para a construção.
- Como todo elemento de uma construção, a laje nervurada demanda uma mão de obra qualificada e bem estruturada.
- É preciso se atentar aos materiais que serão utilizados, e também aos profissionais que ficarão a frente da obra.
Em todo caso, vale a pena conferir de perto esse tipo de laje, suas opções de fabricação e cogitar sua possibilidade de uso!