A primavera acabou de chegar e com ela a alegria das flores, os campos e os jardins se enchem de vida. Uma das espécies que adoram visitar os jardins são as borboletas, lindas, com cores vivas elas bailam sobre as flores, criando um cenário de contos de fadas. Que tal aprender como cultivar um jardim de borboletas? Mesmo em um espaço reduzido você poderá criar um recanto especial para elas, saiba mais.
Você sabe o quão as borboletas são importantes para o equilíbrio do meio ambiente?
Além de belas, elas têm uma importante função para a conservação e manutenção da natureza. Estima-se que ao redor do mundo existam 28.000 espécies de borboletas, com inúmeros tamanhos e cores. Este inseto atua diretamente no ecossistema promovendo a polinização, garantindo assim a perpetuação de várias espécies de plantas e flores.
Veja como cultivar um jardim de borboletas
As borboletas visitam os jardins em busca do néctar das flores e estudos indicam que elas preferem aquelas que possuem perfumes suaves. Você provavelmente já notou quais espécies são mais comuns em sua região, isso mostra que elas estão adaptadas ao meio ambiente, por isso opte pelas plantas nativas e que se adaptam bem ao clima onde o jardim de borboletas será cultivado.
- Um dos segredos para o sucesso do cultivo do jardim de borboletas é optar pelas plantas hospedeiras. Estas espécies de plantas serão as responsáveis por acolher o ninho das borboletas onde elas irão depositar seus ovos, que se tornarão larvas até que possam se tornar novas borboletas. Jamais use inseticidas nas plantas e flores.
10 espécies de flores para cultivar em um jardim de borboletas
O ideal é ter plantas que floresçam durante todo ano, por isso mesclar as espécies é uma opção bastante inteligente. Saiba quais são as flores ideais para o seu jardim das borboletas.
1- Lavanda – Lavandula dentata: a lavanda ou alfazema é uma planta que floresce no verão, possui um perfume agradável e apresenta flores no estilo de espigas. Deve ser cultivada em pleno sol.
2- Show de estrelas – Penta lanceolata: considerada uma planta rústica que deve ser cultivada em locais com muita incidência solar. As flores apresentam diferentes cores, entre elas, vermelha, rosa, branca e lilás. Além das borboletas elas também atraem beija-flores.
3- Heliotrópio – Heliotropium arborescens: também chamada de chocolate por ter um perfume que lembra tal iguaria, suas flores roxas e brancas deixam o jardim ainda mais belo e pode ser cultivada em pleno sol.
4- Capitão – Zinnia peruviana L.: lindas com cores vibrantes e muito resistentes, este tipo de flor pode ser cultivado em pleno sol, floresce em boa parte do ano e atraem várias espécies de borboletas.
5- Flamboyânzinho – Caesalpinia pulcherrima: uma arvoreta encantadora que floresce na primavera e no verão. Suas flores mesclam o vermelho, alaranjado e amarelo.
6- Margarida – Chrysanthemum frutescens: lindas elas embelezam qualquer jardim, de fácil cultivo são ideais para atrair as borboletas.
7- Cambarazinho – Lantana camara: nativo do Brasil, esta planta é adorada pelos insetos e abelhas. Com flores nas cores amarela, branca, alaranjada e rosa, desabrocha praticamente o ano todo e é muito visitado por borboletas.
8- Camarão vermelho – Justicia brandegeana: resistente a adversidades do clima, esta planta floresce praticamente durante todo o ano. Suas flores são em forma de espigas.
9- Lilás da China – Buddleja davidii: pode ser cultivada em pleno sol e a meia sombra, suas flores são perfumadas nas cores roxas, lilás e branca. São belas e deixam o jardim ainda mais belo.
10- Lírio de São José – Hemerocallis x hybrida: de fácil cultivo oferece flores grandes de cores variadas, gostam de solo rico em matéria orgânica e toleram bem o clima frio.
Com estas dicas de como cultivar um jardim de borboletas, você terá sempre a visita destas que também são chamadas de flores voadoras.