Os forros possuem diversas utilidades. Desde a parte estética, para isolar instalações, vigas e telhados, assim como um ótimo isolante acústico e térmico. Confira neste artigo alguns dos tipos de forro para teto mais barato que você pode encontrar no mercado, afim de aplicar em sua obra.
Tipos de forro para teto mais barato
Forro de gesso em placas – São placas encontradas no tamanho de 60x60cm. São presas por arames e sisal. Esse tipo de forro te proporciona maior liberdade para moldar seu teto da maneira que você achar mais interessante. Dá para embutir iluminação, fazer iluminação direta ou criar sancas, por exemplo. Além de ótimo isolante térmico e acústico. A manutenção é muito simples e prática, caso o material tenha sido danificado, sua troca é fácil de providenciar. Mas olhando pelo lado de uma possível desvantagem, o forro de gesso em placas não suporta um ambiente muito úmido, então vale pensar bem, antes de escolher esse forro para o teto da sua casa.
Gesso acartonado – Apresenta semelhanças com as placas de gesso, porém são feitos em estruturas metálicas onde você apoia o gesso acartonado. Esse tipo de forro tem vantagens em relação ao rebaixo do gesso tradicional. Tanto na rapidez e praticidade para a instalação, como na limpeza. Dá para utilizar lã mineral para aumentar o acústico desse gesso.
Forro em PVC – Apesar de sua estética não ser a mais querida pelos clientes, por ser semelhante ao plástico. Saiba que existem opções no mercado com cores diferenciadas, até alguns que são bem parecidos com a madeira. Seu custo-benefício é sem dúvidas, o melhor, além de o preço ser mais acessível, seu material é extremamente resistente. Você pode utilizá-lo por anos, e pode usar em ambientes úmidos, sem problemas! A limpeza é extremamente fácil, podendo ser feita apenas com pano úmido. A instalação e o acabamento também são fáceis e bem simples! O problema é que o isolamento acústico não é tão bom assim! Você pode usar uma lã mineral para aumentar essa resistência, e outra coisa, ele não é resistente ao fogo! Então, vale analisar o ambiente em que será instalado.
Forro de madeira – Tanto para ambientes internos, como externos, o forro de madeira ainda é um dos mais utilizados em projetos. Acontece que para o uso externo, é preciso tratar a madeira, para que resista a ação do tempo. O custo do forro de madeira é um pouco maior, afinal, é um material nobre, o que eleva o valor do projeto. Lembrando que o tratamento da madeira é obrigatório, do contrário, seu forro não terá nenhuma resistência e baixa durabilidade.
Custo-benefício
Aqui temos outros exemplos de melhor custo-benefício para forro de teto.
– Forro de fibra mineral: se destaca por seu alto isolamento acústico. Além de apresentar alta refletância luminosa, resistência ao fogo, também possui uma variedade em texturas e é de fácil manutenção.
– Forro de isopor: resistentes à ação de bactérias, fungos ou insetos, o forro de isopor é um dos melhores no quesito de isolamento térmico e acústico. Atualmente, é um dos mais baratos do mercado, e vem ganhando espaço entre os forros mais utilizados em construções maiores, como indústrias, comércios e até mesmo, residências.
– Forro de bambu: apresentado ao mercado como uma proposta de cunho ecológico e sustentável, o forro de bambu é um excelente isolante acústico. Ele dispensa qualquer pintura, afinal seu visual natural é o grande ponto positivo desse material. O lado ruim, é que além do desgaste natural que o bambu vai apresentar com o passar do tempo, por ser um material natural, o risco de contaminação de fungos e bactérias é muito maior, mesmo com um tratamento adequado. Por isso, é sempre necessário fazer inspeções regulares!
– Forro de cimento: muito usado em decoração industrial, o forro de cimento dispensa pintura e acabamento, o que o torna um tipo de forro para teto mais barato! Ele é altamente resistente à umidade e é possível deixar o concreto aparente na própria laje, o que reduz ainda mais o valor do projeto e não apresenta riscos com relação a possíveis infiltrações. A desvantagem desse forro, é que ele escurece o ambiente.
Esses foram alguns dos tipos de forro para teto mais barato que você pode encontrar no mercado e utilizar em sua construção.