O uso de espelho em tetos é basicamente direcionado para a amplificação de um ambiente. Espelhos posicionados acima de nossas cabeças tornam o pé direito do lugar, maior do que de fato ele é. Essa ilusão faz com que acreditemos estar diante de uma sala, por exemplo, ampla e iluminada, mesmo que o cômodo possua pouca iluminação natural. Além de sua função tradicional, que é refletir o que está diante dele, o espelho no teto da sala vem ganhando espaço no âmbito decorativo.
Espelho no teto da sala
Apesar de ainda não ser muito comum, já não é tão raro assim, encontrar boas propostas de designs renomados sugerindo o uso de espelhos em salas de jantar ou salas de estar.
Um espelho bem posicionado em cima da mesa ou de poltronas acolhedoras torna o ambiente sofisticado e atraente.
Os espelhos de teto devem trabalhar em conjunto com bons acabamentos, podendo ganhar belas molduras e serem integrados com o restante da decoração.
Conheça alguns exemplos para o teto da sala:
- Painel com espelho de bronze – ficam ótimos em salas amplas. Contribuem para o aumento da iluminação e podem receber infinitas combinações de cortes, tornando o espelho um lindo objeto decorativo.
- Espelho em fumê, fixados em madeira – deixam o ambiente com um ar rústico. São utilizados em projetos que apostam em spots de iluminação.
- Espelho cristal – pode ser associado a molduras de gesso ou madeira. Alguns arquitetos brincam com as molduras convencionais de quadros.
IMPORTANTE: Se for optar por um painel de gesso, saiba que a estrutura deve ser feita para também suportar o peso dos espelhos.
Curiosidades e cuidados com espelhos
Ao comprar um espelho, ainda mais esses enormes que ficarão dispostos no teto da sala, você precisa saber a procedência do produto.
Espelhos são objetos delicados que não podem receber contato direto frequentemente.
Procure por marcas que apresentem garantias contra manchas e demais sujidades.
Não abuse dos espelhos! Um único espelho grande, ou partes menores unidas por molduras, é mais do que suficiente para o efeito esperado. Muitos espelhos podem alterar de maneira indesejada o ambiente.
LEMBRE-SE: Espelhos produzem distrações! Afinal, quando estamos num lugar com espelhos, nossos olhos são atraídos apenas para eles. E se o intuito não é esse, melhor ficar atento quanto a sua disposição.
Segundo a milenar técnica chinesa, conhecida por feng shui, os espelhos devem refletir imagens por inteiro. Sendo assim, a mensagem que se passa ao refletir uma mesa de jantar, é de fartura, tratando-se da multiplicação refletida pelo espelho.
Ao limpar espelhos, principalmente os de teto, muito cuidado!
Se possível contrate uma equipe especializada. Mas se esse não for o caso, aqui temos 5 dicas que podem te ajudar:
- Retire a poeira com pano seco.
- Aplique uma solução de álcool e água em um pano macio ou flanela.
- Nunca aplique nada diretamente no espelho.
- Sabão neutro também pode ser utilizado na limpeza.
- Esfregue com folha de jornal.
Existem inúmeras opções de espelhos para teto. Você precisa de bons profissionais para a realização desse tipo de projeto.
É necessário expor as razões para qual será feita a instalação do espelho e qual a sua expectativa relacionada ao seu posicionamento, afinal, o espelho será parte fixa da casa, e a sala é um ambiente transicional.
Faça a escolha certa! Tenha em mente qual o tipo deve ser ideal, e para qual finalidade terá um espelho em seu teto. Dessa forma, sua casa será sempre um ambiente confortável e livre de possíveis desconfortos visuais.