Se sua intenção é aumentar um cômodo, tenha certeza de que os espelhos serão ótimos aliados nessa missão. O uso de espelhos é comum em projetos que desejam obter amplitude em pequenos ambientes, ou ainda, buscam uma melhor iluminação do espaço. São objetos utilizados com intuito funcional, ou seja, para refletir imagens e também são usados visando à decoração dos ambientes.
Antes de sair colocando espelhos em todos os cantos da casa, é muito importante analisar quais imagens serão refletidas por ele.
O ideal é sempre usar um espelho em lugares com paredes claras, isso aumenta a luminosidade do ambiente.
ATENÇÃO: Utilizar espelhos frente a uma janela pode acabar ofuscando as pessoas. Por isso muito cuidado! Sem exageros!
Espelho na porta do quarto
Para fazer uso de um espelho na porta do quarto, o ideal é escolher um espelho vertical ou retangular.
Esses são espelhos tradicionais, que visam refletir o corpo todo.
O quarto é um ambiente acolhedor. É importante que se faça uso de cores neutras, optando pelo branco ou gelo. Mas é claro que você pode usar uma cor de destaque em uma das paredes do quarto. E usar um espelho de frente para essa parede, é uma escolha sensacional.
Para pequenos quartos, o espelho entra como referência na ambientação do cômodo, objetivando a amplificação do espaço.
É comum encontrarmos espelhos atrás da porta, ou mesmo, nas portas dos armários. Nesses casos, a ideia é dar profundidade ao quarto.
Manter as paredes claras, associando-as ao uso correto de um bom espelho atrás da porta ou espelhos nas portas dos armários, pode criar a ilusão de duplicação do tamanho original do quarto.
Alguns tipos de espelhos
- Retangular ou quadrado – é o mais usado e tradicional dentre todos os espelhos. Fica bem em diversos ambientes e podem ser utilizados com ou sem moldura.
- Oval – é um espelho redondo, basicamente usado para contemplar a decoração do cômodo.
- Veneziano – nascido em Veneza, é um espelho que ganha molduras confeccionadas em vidro. Seu custo é bem maior que os espelhos clássicos encontrados no mercado.
- Camarim – são aqueles espelhos com iluminação em volta de toda sua estrutura. Normalmente usados em penteadeiras.
- Fumê – possui tons mais escuros. Usados em lojas, ou salas de reuniões.
Existem outras opções de espelhos, como o bronze, por exemplo. Que proporciona elegância para ambientes requintados e maiores. E ainda, o lapidado (indicado para lugares úmidos, pois são altamente resistentes).
Espelhos e o feng shui
Algumas crenças, que na verdade são vistas como técnicas de harmonização, como a conhecida feng shui, acreditam que o espelho tem o poder de equilibrar as energias de um ambiente.
Sendo assim, segundo a técnica, utilizar um espelho na porta do quarto requer certos cuidados.
Se a porta do quarto está frente à cama, o feng shui acredita que o espelho pode reger as energias, o que afetará diretamente na alteração do sono e causará um desequilíbrio emocional.
Mas se você não liga muito para essa técnica chinesa, pode fazer uso de espelhos no quarto sem maiores preocupações. Atentando-se apenas para a decoração, e a função que deseja obter com o uso do espelho.