Se você está construindo ou reformando e ficou em dúvida sobre que tipo de forro usar, saiba que não está sozinho neste dilema. É comum ter dúvidas no momento da escolha, já que o mercado disponibiliza vários tipos de forros para a construção civil. Por isso nós vamos falar sobre tipos de forros para construção civil, encontre aqui as dicas necessárias para facilitar a sua escolha.
- A construção civil está em constante evolução, a renovação de tecnologia influenciou diretamente na qualidade de materiais, tempo de entrega das obras, equipamentos de segurança, maquinário, entre outros. Neste contexto surgiram inovações nos tipos de acabamentos, incluindo os tipos de forros.
Tipos de forros para construção civil: saiba quais as vantagens e desvantagens de cada um deles
Vale salientar que a utilização do forro sob a laje ou telhado não é uma regra, mas ele oferece algumas vantagens que valem a pena serem analisadas. A colocação do forro não é apenas uma questão estética, esse tipo de acabamento desempenha funções termoacústicas, dificulta a propagação de chamas em caso de um incêndio, promove a maior facilidade das instalações elétricas e hidráulicas. Conheça os tipos de forros para construção civil:
-
Placas maciças de gesso
– Vantagens: a colocação das placas maciças de gesso confere beleza e elegância aos ambientes, além destas características estas peças se tornam muito uteis no momento de integrar a iluminação, ocultar imperfeições e vigas, além de esconder ferragens. O custo x benéfico também é bastante atrativo.
– Desvantagens: por serem feitas unicamente de gesso, as placas estão mais propensas a absorver umidade, o que pode causar manchas e o desenvolvimento de fungos. Este material também está mais suscetível a trincas e rachaduras.
-
Madeira
– Vantagens: a colocação do forro de madeira traz para o ambiente uma beleza arquitetônica única. A madeira também deixa o ambiente mais aconchegante e requintado. O forro de madeira é de fácil instalação, pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. O valor vai depender do tipo de madeira escolhida.
– Desvantagens: baixa resistência ao fogo, pouca resistência a umidade, necessita de manutenção constante para evitar a infestação de cupins. Este tipo de forro não oferece uma boa qualidade termoacústica.
-
Lã de vidro
– Vantagens: oferece um excelente custo x benefício, pode ser removido sem causar danos a estrutura, não propaga chamas, são inquebráveis o que reduz o custo da obra, não propaga fungos ou bactérias, atua como excelente isolante térmico e acústico.
– Desvantagens: tem baixa resistência a umidade. Este tipo de forro tem sua estrutura aparente.
-
Fibra Mineral
– Vantagens: alto desempenho termoacústico, muito empregado em imóveis comerciais, não propaga bactérias e fungos, excelente reflexão da luz, por oferecer uma alta performance o forro de fibra mineral pode ser utilizado em diversas aplicações, seu sistema modulado também tem a função removível.
– Desvantagens: baixa resistência ao fogo, propicio ao aparecimento de manchas e este tipo de material é de difícil manutenção e limpeza.
-
Forro de PVC
– Vantagens: este tipo de forro é o mais utilizado nos dias de hoje na construção civil, oferece um excelente custo x benefício, de fácil instalação, confere uma grande durabilidade (usado corretamente pode durar até 40 anos), flexibilidade e oferece ótima resistência a umidade. Não precisa de pintura, a leveza das peças auxilia na montagem do forro.
– Desvantagens: não agrega valor à decoração, baixo isolamento térmico e acústico, considerado uma solução de baixo custo.
-
Metálico
– Vantagens: pode ser encontrado em diferentes formas, tamanhos e cores o que o torna bastante atraente, oferece excelente resistência ao fogo. Outra característica do forro metálico é a utilização deste tipo de estrutura em ambientes esparsos.
– Desvantagens: baixo isolamento térmico e confere pouco conforto acústico.
Com estas dicas sobre os tipos de forro para construção civil, você terá mais facilidade em escolher o tipo de estrutura que irá atender de maneira eficiente seu projeto arquitetônico.