Se você está pensando em construir ou reformar um imóvel, mas tem dúvida sobre o tipo de laje na qual pretende investir, encontre neste artigo dicas sobre a laje maciça vantagens e desvantagens deste tipo de estrutura. O que é uma laje maciça? A laje maciça é um tipo de estrutura de seção homogênea, geralmente construídas com a utilização de formas e a base de escoramentos até que adquira a resistência necessária.
Geralmente este tipo de estrutura de concreto tem uma espessura que varia entre 7 e 15 cm, elas são amplamente utilizadas em edificações industriais e de grande porte, como por exemplo, hospitais, escolas e edifícios em múltiplos pavimentos. Contudo, elas também são usadas em edificações residenciais, para garantir uma maior economia, o ideal é utiliza-la em vãos entre 4 a 7 metros, que cobrem áreas com cerca de 15 a 20 metros quadrados.
Laje maciça vantagens e desvantagens, saiba mais
A laje é uma estrutura muito importante em uma edificação, e ela deve ser mensurada e projetada por um profissional qualificado, evitando que ocorra sérios problemas estruturais na obra.
As lajes maciças diferentemente das lajes pré-fabricadas são totalmente executadas no local da obra.
– Vantagens: a laje maciça é amplamente utilizada na construção civil, uma das suas maiores vantagens é a alta resistência a trincas e fissuras. Por ser montadas em formas com concreto e estrutura metálica, elas podem apresentar desenhos planificados, formatos tridimensionais e fluídos.
– Desvantagens: a necessidade de utilização de formas causa um grande gasto de material que posteriormente será descartado, o custo da obra também é maior por causa do volume de concreto que precisa ser utilizado.
Mão de obra
A mão de obra para a execução deste tipo de estrutura precisa ser especializada. O tamanho e o peso da laje estão diretamente ligados a segurança e integridade do imóvel. As formas e a maneira que as estruturas metálicas são construídas interferem diretamente na qualidade da laje. Um engenheiro civil deve acompanhar a colocação da laje, verificar se o número de escoras é suficiente e principalmente se a edificação possui as vigas de sustentação necessárias para suportar o peso da laje.
Quais outros tipos de laje são frequentemente utilizados na construção civil?
Entre os tipos de laje que mais são utilizados na construção civil, visando um melhor custo benefício e maior facilidade na instalação das mesmas estão:
Pré-fabricada de Isopor
- Vantagens: leveza, facilidade de transporte, facilidade para execução da instalação de canos e conduítes, montagem rápida, e preço.
- Desvantagens: este tipo de laje não possibilita a criação de aberturas em seu inferior, se faz necessário o uso de um tipo específico de cola na parte aparente da peça para realizar o acabamento com o gesso.
Pré-fabricadas de lajotas de cerâmica
- Vantagens: este é o tipo de laje com o melhor custo x benefício do mercado para lajes finas e que vão cobrir pequenos vãos.
- Desvantagens: as lajotas são muito frágeis, por isso é preciso ter muito cuidado no transporte e na colocação da laje para que elas não se quebrem gerando prejuízo.
Agora que você já sabe mais sobre laje maciça vantagens e desvantagens, busque o auxílio de um profissional capacitado para que possam definir qual o tipo de estrutura é a mais adequada, tanto financeiramente quanto arquitetonicamente para a sua construção.