Se você está construindo ou reformando e chegou o momento de escolher o tipo de laje que será utilizada na sua obra, saiba que as lajes alveolares estão em alta e vem sendo cada vez mais utilizadas na construção civil. Neste artigo você vai saber mais sobre as lajes alveolares vantagens e desvantagens da utilização desta estrutura em sua obra.
- Pode-se afirmar sem nenhuma dúvida que as lajes são um dos elementos mais importantes na construção civil. A laje é uma estrutura plana e em sua maioria horizontal que é utilizada na cobertura do imóvel ou na divisão dos pavimentos de uma construção. O mercado disponibiliza vários modelos de lajes e as pré-fabricadas oferecem um melhor custo x benefício e por isso são as mais utilizadas, neste cenário as lajes alveolares ganharam destaque.
Lajes alveolares vantagens e desvantagens
Uma das estruturas pré-fabricadas que vem ganhando destaque na construção civil é a laje alveolar, amplamente utilizada em prédios com fins comerciais, como por exemplo, hospitais, shopping-center, estacionamentos, galerias, entre outros. Sendo assim ela recentemente ganhou o mercado e vem sendo empregada em imóveis residenciais, oferecendo segurança e conforto.
- A laje alveolar é a opção mais inteligente para quem quer ter uma obra mais simples, rápida e dinâmica, já que uma das grandes vantagens desta estrutura é a rapidez da instalação. Vale ressaltar que esta laje é considerada uma das mais modernas disponíveis no mercado.
Vamos falar sobre as lajes alveolares vantagens e desvantagens para que você possa optar por esta estrutura sem margem de erro, confira:
Vantagens das lajes alveolares
– Escoramento: para a instalação deste tipo de laje não é necessário a utilização de escoramento, isso porque sua composição é em concreto protendido. O que é concreto protendido? É o método usado na engenharia civil para acrescer a durabilidade do concreto.
– Peso: os alvéolos longitudinais existentes neste tipo de estrutura reduzem consideravelmente o peso da mesma.
– Tamanhos diferenciados: você encontra a laje alveolar em diversos tamanhos, entre eles, com largura de 30 cm, 26 cm, 20 cm e 15 cm, que são preenchidas com concreto altamente resistente a compreensões. Em sua estrutura é possível encontrar aço especial para protensão.
– Estética: esta estrutura também se diferencia por proporcionar uma estética diferenciada e que agrada bastante. Além disso a resistência oferecida pela mesma também é superior aos demais tipos de lajes.
Desvantagens das lajes alveolares
– Transporte: o peso e o tamanho da estrutura pré-moldada exigem um transporte especial entre a fábrica e a obra, muitas vezes a utilização de guindaste se faz necessária.
– Flexibilidade: a laje alveolar é bastante inflexível e por isso não é compatível com todos os tipos de construções.
Com estas dicas sobre as lajes alveolares vantagens e desvantagens você terá condições de decidir de maneira mais segura se este tipo de estrutura é a melhor opção para a sua obra.