Cerâmica e Porcelana. Esses dois materiais causam dúvidas em muita gente na hora de decorar. Apesar de serem bem distintos, as pessoas ainda criam uma certa confusão na hora de definir a diferença entre cerâmica e porcelana. Mas, uma coisa é certa: ambas as louças ficam maravilhosas na decoração. Principalmente para quem deseja proporcionar mais charme e elegância ao espaço. Só que elas têm características próprias que precisam ser levadas em conta no momento da escolha.
E para lhe ajudar a saber mais sobre a diferença entre cerâmica e porcelana, e de que forma escolher entre esses dois materiais na hora de decorar, reunimos nesse post, algumas informações relevantes sobre cada um desses itens. Confira!
Conheça a diferença entre cerâmica e porcelana
Cerâmica
Esse é o material mais antigo quando o assunto é louças. Ele leva em sua composição: feldspato, sílica e argila. Por conta disso, ele é extremamente resistente.
A principal diferença entre cerâmica e porcelana é em relação ao som. As louças feitas de cerâmica tem um som mais grave. Já as de porcelana fazem um som bem mais agudo e alto, podendo ser facilmente ouvido.
O peso também é um dos diferenciais. A cerâmica tende a ser mais pesada, justamente por conta da sua composição mais robusta. Contudo, isso depende muito do tamanho da peça.
Porcelana
A porcelana é um material bem mais delicado. Isso se deve a sua composição que leva, caulino, argila, quartzo e feldspato. Ela possui um revestimento de verniz que dá aquele tradicional brilho que é uma marca da matéria-prima.
Uma de suas principais características é não possuir porosidade. Seu aspecto é vítreo, quase que transparente. Por conta disso é considerada um dos materiais mais delicados.
Porcelana ou cerâmica: Qual material escolher na hora de decorar
Agora que você já sabe a diferença entre cerâmica e porcelana, vamos falar sobre qual é mais indicado na decoração. A sua escolha vai depender do estilo que você deseja para o ambiente, bem como o orçamento do projeto.
Se você deseja um aspecto mais delicado e elegante, a porcelana com toda a certeza é a melhor opção. Desde os primórdios ela remete ao luxo e a elegância, principalmente as peças pintadas à mão.
Agora, se você quer mais custo-benefício, o ideal é optar pela cerâmica. Além de ter um valor bem mais em conta, ela também é mais resistente. Sem contar na sua durabilidade.
Hoje é possível encontrar vários estilos de louças em cerâmica. Desde as mais robustas até a mais delicadas. Com toda a certeza é possível ter uma decoração elegante e luxuosa, sem a necessidade de gastar muito em peças.
O ideal é que você coloque todas as suas necessidades no papel, bem como o orçamento. Por exemplo, você pode optar por utensílios e peças de decoração mais comuns em cerâmica, e deixar para que o aparelho de jantar de ocasiões especiais seja em porcelana.
Além disso, também vale à pena pesquisar em lojas especializadas nesse tipo de material, e falar com decoradores especializados.
Assim, além de saber a diferença entre cerâmica e porcelana, você também entenderá qual a melhor forma de ter a decoração que deseja, sem gastar muito.