Sinônimo de luxo e requinte, os lustres são peças fundamentais na hora de pensar em uma boa iluminação para seu ambiente. Se você é uma daquelas pessoas que são apaixonadas por decoração, sabe que a iluminação, seja da sua casa ou do seu escritório, é extremamente importante para o bom funcionamento do espaço.
Existem diversos tipos de iluminação, mas certamente a utilização de lustres é a mais conceitual e atrativa, pois além de ser funcional, torna o cômodo mais charmoso e elegante.
Mas como limpar lustres? Vamos conhecer algumas técnicas simples e baratas que você pode realizar na limpeza dos seus lustres, tanto em casa como em seu escritório ou consultório.
Como limpar lustres de cristal ou acrílico
Os lustres de cristais são os mais cobiçados e também os que necessitam de maiores cuidados em sua limpeza. Mas isso também serve para os feitos de acrílico. Afinal, trata-se de pequenos objetos frágeis, que ao menor sinal de descuido podem ir ao chão.
Independente da estrutura do seu lustre, o primeiro passo é preparar o lugar onde será realizada a limpeza.
– Desligue a corrente elétrica: primeiro passo e o mais importante!
– Toalhas ou tapetes: servem tanto para acomodar o lustre, como para limpa-los.
– Escada: tanto para a retirada do lustre, como para o caso dele ser limpo ainda suspenso.
– Borrifador: é importante ter pelo menos dois. Pois serão os recipientes que receberão as soluções de limpeza.
– Pano seco e pano úmido: é preciso ter um pano seco para o primeiro contato com os resíduos. E um pano úmido para a finalização do serviço.
– Luvas, copos, aspirador: são acessórios que talvez você não use, mas que podem te auxiliar numa limpeza mais profunda.
A recomendação para uma limpeza doméstica de um lustre de cristal, ou acrílico é simples: preparar uma solução de água morna com detergente neutro.
A limpeza requer cuidados, pois os lustres apresentam partes em inox ou metal. Lembrando que nesses casos, deve ser usado apenas o pano seco para evitar danos ao material.
Já nas peças de cristais ou em acrílico, você vai borrifar cuidadosamente a água morna com o detergente neutro, e posteriormente, apenas borrife água limpa e fria com o intuito de retirar todo o sabão.
Outra opção é mergulhar as partes dos cristais em um copo com água morna, mas isso requer cuidado redobrado, para que não quebre nenhum cristal.
É importante saber que para evitar bloqueios de luz e perda na qualidade da iluminação, você precisa manter a manutenção do seu lustre em dia. Para lustres que estão na cozinha, escadas ou varandas, é indicado que a limpeza seja feita pelo menos semestralmente. Pois são ambientes que ficam em áreas de circulação, o que causa acúmulo de resíduos.
Se o seu lustre fica mais escondido, como em uma sala de estar, por exemplo, você pode limpá-lo anualmente.
ALERTA: jamais exponha seu lustre a materiais corrosivos! Não faça uso de álcool, nem outro produto químico que possa afetar a qualidade de seu material. A água e o sabão neutro já darão conta do recado.
Como limpar lustres de tecido
No caso de lustres feitos de tecido, a recomendação é que a limpeza aconteça com lavagem a seco. Numa limpeza doméstica, é aconselhável o uso do aspirador de pó.
Limpe com cuidado todas as partes vagarosamente, seguindo sempre o sentido do tecido. Vale lembrar, que a limpeza deve ser feita tanto na parte interna, quanto externa do lustre. E é melhor que a cúpula seja retirada do suporte.
Jamais molhe o lustre. Molhar o tecido pode acarretar em diversas manchas, o que dificultará sua limpeza posteriormente.
Você pode usar também, algumas dessas opções na limpeza do tecido:
– Rolo de adesivo: ele permite a retirada superficial da poeira, provavelmente não resolverá 100% do problema, mas é uma solução eficaz.
– Secador de cabelo: é prático, porque quase todo mundo tem um em casa. Você precisa se atentar ao vapor, pois deve ser utilizado apenas o ar frio.
– Escova macia: o uso da escova deve ser com extrema atenção, para não danificar o tecido.
Lembre-se: sempre desligue a rede elétrica!
Para lustres de tecido a manutenção deve ser feita semanalmente. Se possível, duas vezes por semana, pois o acúmulo de poeira é grande.
Pronto! Você já aprendeu como limpar lustres! Agora é só manter a limpeza para ter sempre uma boa iluminação e um impecável ambiente.