Nos dias mais frios do ano, nada mais aconchegante do que se manter aquecido dentro de casa, assistindo a sua série de TV preferida, não concorda? Por isso, aqui você encontrará maiores informações sobre piso aquecido e como funciona este equipamento que confere aconchego aos ambientes. Existem dois tipos de pisos aquecidos, e o que difere cada um é o mecanismo que promove o seu aquecimento. No mercado especializado, você encontra o piso aquecido hidráulico e elétrico.
Piso aquecido x condicionadores de ar e aquecedores portáteis
A grande vantagem do piso aquecido em relação aos condicionadores de ar e aquecedores portáteis é que, ao invés de aquecer um só ambiente por vez, você terá a possibilidade de aquecer todo o imóvel.
Piso aquecido e como funciona, saiba mais
O funcionamento do piso aquecido é bem mais simples do que você pode imaginar. Sua fórmula da eficácia do aquecimento faz parte de um princípio básico da física: o ar frio desce e o ar quente sobe.
Como acontece o aquecimento do piso elétrico e hidráulico?
Os dois tipos de dispositivos para aquecimento de piso que estão disponíveis no mercado são o elétrico e o hidráulico. Veja como cada um deles funciona:
- Elétrico – para aquecer o piso e, consequentemente, todo o ambiente, é preciso fazer a instalação de um circuito de resistências e cabos aquecedores que serão fixados no contrapiso. Neste caso, as serpentinas e as mantas de aquecimento são as mais utilizadas.
- Hidráulico – no sistema hidráulico, utiliza-se tubulações com água aquecida. Geralmente, a água é aquecida com gás e, neste caso, é preciso contar com a instalação de uma caldeira que pode ficar na cozinha, lavanderia ou garagem. Os tubos com a água quente são instalados debaixo do concreto de cada ambiente.
É possível controlar o nível de aquecimento?
Sim, para que você possa controlar e monitorar o nível de aquecimento do piso, é necessário a instalação de sensores para cada ambiente para que, desta maneira, você possa controlar o nível de temperatura de cada cômodo do imóvel.
Vale a pena investir em um piso aquecido?
A necessidade do investimento deve advir de um estudo prévio, pois será obviamente um investimento positivo em regiões muito frias e com invernos rigorosos. A razão? O piso aquecido traz mais conforto para aqueles que vão usufruir do imóvel. Deve-se levar também em consideração o custo para instalação, como também dos valores a serem pagos para manter o funcionamento do aquecimento, como da água, gás e energia elétrica.
A colocação do sistema de aquecimento é bastante trabalhosa em imóveis prontos. Neles, é preciso quebrar boa parte do piso e, na maioria das vezes, refazê-lo todo. É preciso também optar por um acabamento resistente ao calor, para que não se danifique com o aquecimento.
A mão de obra especializada neste caso é fundamental. Sendo assim, procure empresas qualificadas e busque referências das mesmas. Outro ponto importante a ser observado é a garantia do serviço e se existe a possibilidade de efetuar um contrato de manutenção dos equipamentos instalados.
Com estas dicas sobre o piso aquecido e como funciona, você poderá fazer uma pesquisa de mercado e pesar os prós e contras deste tipo de investimento.