Como escolher o terreno para construir? Esta é uma dúvida que muita gente possui, tudo vai depender do seu gosto e de quanto está disposto a gastar. O ideal é você contar com a ajuda de um profissional para escolher o terreno, além de consultar um especialista para descobrir se o valor que você irá pagar não está acima do preço avaliado. Mas saiba que você pode ir pesquisando e definir se o terreno é ou não o ideal para dar inicio ao projeto que almeja.
Antes de mais nada você precisa definir seu objetivo, procura por um terreno para construir e vender? Terreno para construir sua casa própria? Deseja economizar no terreno e na construção? Ou quer um terreno grande para possuir um belo quintal com área de lazer externa?
Você deve efetuar a escolha embasada nas respostas de cada questão acima, para que não haja risco de futuramente você se arrepender por ter optado pelo tamanho e tipo de terreno errado.
Como escolher o terreno para construir?
Após ter se decidido pelo tipo de terreno e tamanho do mesmo, é importante definir o local que você procura, se deseja escolher terreno em loteamento ou escolher terreno em condomínio. Vale ressaltar que terrenos nos grandes centros são muito mais caros por conta da localidade, caso se deslocar não seja um problema, opte por terrenos loteados em locais mais afastados do centro, porém, seguros.
Terreno de esquina vantagens e desvantagens
Muita gente tem dúvida sobre comprar ou não um terreno de esquina. Existem vantagens e desvantagens, geralmente este tipo de terreno é mais valorizado, ou seja, é uma ótima opção para quem deseja construir um imóvel para vender, possui boa iluminação e ventilação, e para imóveis comerciais é uma excelente aposta. Mas por outro lado, o IPTU e o valor da manutenção são mais altos, e você perde um pouco do terreno por conta do recuo.
Devo comprar um terreno aclive?
O terreno com aclive também possui suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem sem dúvida é o preço, com certeza um terreno plaino será mais caro que o aclive, considerando que estão na mesma localidade. Em contrapartida, a obra em um terreno aclive possui custos extras maiores comparada a obra em um terreno plaino, principalmente pelos gastos com a segurança do edifício, pois em terrenos aclives, são necessárias a utilização de algumas medidas, como por exemplo, muro de arrimo ou cortinas de concreto.
Algumas outras características precisam ser observadas, como por exemplo, vizinhança do terreno, regularidade, estrutura urbana em suas proximidades, e o tipo de solo, pois se o terreno for muito rochoso ou arenoso demais, pode proporcionar mais despesas no momento da construção.