Chegou o momento de definir o revestimento da parede da sua cozinha e com a enorme gama de produtos no mercado da construção civil esta tarefa pode ser um pouco mais complicada do que parece. Contudo, é bastante comum surgirem dúvidas entre um material e outro e você não está sozinho neste dilema, centenas de pessoas passam por isso diariamente. Por isso desenvolvemos este artigo com dicas úteis sobre o que usar na parede da cozinha. Saiba mais.
- A cozinha merece nossa atenção em todos os detalhes, pois este é um ambiente onde várias tarefas serão executadas todos os dias, entre elas a preparação das refeições de cada dia para a nossa família. Por isso além da beleza é preciso priorizar também a praticidade e funcionalidade da cozinha, e a escolha do tipo de material que vai ser usado na parede influencia diretamente nestes quesitos. Veja este exemplo, se você optar por um revestimento poroso, a sujidade vai se acomodar nas peças tornando a limpeza mais difícil. Por isso é preciso muita atenção e cuidado ao definir o que usar na parede da cozinha.
O que usar na parede da cozinha, saiba mais
Vamos listar os materiais que estão em voga na decoração, entre eles podemos destacar:
– Parede com tijolinhos a vista: caso queira dar um toque mais rustico ao ambiente aposte nas paredes de tijolos a mostra. Este tipo de revestimento combina com uma enorme variedade de materiais e pode ser colocado em apenas uma das paredes para dar um destaque especial. No restante do ambiente você pode usar madeira, cerâmica, entre outros.
– Papel de parede: o papel de parede é um dos revestimentos mais sofisticados e apresenta um ótimo custo x benefício. Além de conferir beleza, ele também é de fácil limpeza e manutenção, para a cozinha escolha o papel de parede lavável. Outro grande atrativo deste tipo de revestimento é a rapidez com a qual ele é instalado, sem quebra-quebra e não produz entulho nem sujidade.
– Cerâmica: no mercado especializado em material de construção você encontra uma infinidade de modelos de cerâmica, com cores, tamanhos e padronagens diferentes. Este tipo de revestimento oferece bons preços, durabilidade e excelente resistência.
– Azulejos: o bom e velho azulejo nunca deixou de ser uma boa opção de revestimento para a cozinha. Com o avanço da tecnologia empregada na sua fabricação eles são encontrados em várias cores, tamanhos e padronagens. Os azulejos pintados à mão dão um charme à parte e deixam o ambiente personalizado.
– Adesivos: como não se encantar pelos adesivos disponíveis no mercado. Belos, modernos e personalizados, são de fácil instalação, oferecem um excelente custo benefício e confere um ar lúdico ao ambiente.
– Painéis de madeira: requinte e bom gosto podem definir o revestimento das paredes da cozinha com madeira. Além da beleza e elegância a cozinha fica extremamente aconchegante.
– Porcelanato: este é o tipo de acabamento para revestimento da parede da cozinha que está sendo bastante procurado. Belos e resistentes eles oferecem um acabamento de excelência, ótima resistência e durabilidade, a limpeza deste tipo de revestimento também é bem fácil.
– Ladrilho hidráulico: se você ainda não sabe o que usar na parede da cozinha, pense com carinho na possibilidade de investir no ladrilho hidráulico. Este tipo de revestimento já foi muito utilizado no passado e voltou com tudo na decor. São peças resistentes, oferecem belas padronagens e compõem a decoração de maneira ímpar, o ambiente fica personalizado já que são produzidos artesanalmente, agregando ainda mais valor ao seu espaço gourmet.
Com estas diretrizes sobre o que usar na parede da cozinha, você saberá qual tipo de acabamento vai atender melhor às suas necessidades.