As samambaias eram os xodós das donas de casas brasileiras nas décadas de 70 e 80, elas mereciam lugares de destaques nos alpendres (varandas) e nas salas. Plantadas em xaxins, as samambaias ‘choronas’, que desciam até o chão eram tratadas como verdadeiras preciosidades, e ai das crianças que se atrevessem a colocar as mãos em suas folhagens, era castigo na certa. Pois bem, a samambaia voltou com força total e vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins e projetos paisagísticos e não é difícil se deparar com lindos painéis de samambaias, deixando os ambientes acolhedores e encantadores.
Mas como fazer um painel de samambaia?
Se você procura dicas simples e eficazes, está no lugar certo. Neste artigo você vai ver que não existe mistérios para fazer um painel de samambaia, e descobrir que além de muito charmosas, as samambaias são fáceis de serem cultivadas.
Como fazer um painel de samambaia, saiba mais
Os xaxins foram tão explorados no passado que entraram para lista de plantas em extinção, por isso já não é possível fazer o cultivo das samambaias neste tipo de vaso orgânico. Contudo a fibra de coco que também é natural, vem substituindo com maestria o xaxim e para criar um painel de samambaia, os vasos deste material é o mais indicado.
- Defina o tamanho do painel de samambaia que você pretende fazer, depois de ter as medidas em mão, procure nas casas especializadas em jardinagem as placas de fibra de coco, onde as mudas de samambaias serão cultivadas. Elas já virão com o vasinho acoplado na placa que irá facilitar a montagem do seu painel.
Como montar o painel para o cultivo de samambaia?
- Defina em qual parede o painel será instalado.
- Utilize um impermeabilizante de boa qualidade para aplicar na parede, afim de evitar futuras infiltrações.
- Instale as placas de fibra de coco utilizando parafusos para que fiquem seguras.
- Coloque a terra e o adubo nos vasos e faça o plantio da maneira convencional.
- O ideal é colocar um vasinho sobreposto ao outro para melhor aproveitamento da água utilizada para regar as samambaias.
Quais as espécies de samambaias mais utilizadas em painéis e/ou jardins verticais?
As samambaias são muito vistosas e criam um ambiente aconchegante e bastante tropical. São muitas as espécies desta planta que arremata corações. Entre elas, as mais utilizadas para serem cultivadas em painéis são:
- Samambaia-amazonas (Polypodium decumanum).
- Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata).
- Renda-francesa (Rumohra adiantiformis).
- Samambaia-paulista (Nephrolepis pectinata).
- Renda-portuguesa (Davallia fejeensis).
- Samambaia-prata (Pteris cretica).
Lembrando que as samambaias precisam de regas frequentes pois se adaptam melhor a ambientes úmidos e quentes, assim elas vão crescer saudáveis e em pouco tempo o painel vai ficar completamente fechado. Você pode utilizar mais de uma espécie de samambaia, isso vai do seu gosto pessoal.
Cuidados essenciais para o cultivo das samambaias:
- Regue as plantas diariamente.
- Borrife água sobre suas folhas.
- Adube com húmus de minhoca uma vez por mês.
- Afofe a terra a cada três meses.
- Retire as folhas amareladas.
Viu só como fazer um painel de samambaia é fácil e rápido. Além da beleza que o jardim vertical proporciona ao ambiente, vale ressaltar que este painel de samambaia também apresenta um excelente custo x benefício.