A decoração de interiores há muito tempo ganhou uma grande importância, isso porque quando os ambientes são decorados em prol do conforto e praticidade, deixam a qualidade de vida dos habitantes do imóvel ainda melhor. E nada mais agradável que um ambiente receptivo, organizado e decorado com plantas, concorda? Neste artigo você vai encontrar dicas sobre quais os tipos de plantas para decorar interiores são os melhores e os mais duráveis.
- As plantas ornamentais deixam os ambientes mais aconchegantes, é sempre bom ter o ‘verde’ por perto, mesmo se você não tiver muito tempo para cuidar das plantas, saiba que existem espécies que necessitam de pouco zelo.
Tipos de plantas para decorar interiores
Preparamos uma lista especial com os tipos de plantas para decorar interiores mais utilizados pelos especialistas em decor. Veja quais plantas vão de encontro com suas necessidades e crie uma decoração bela e agradável.
- Árvore da Felicidade -> E quem de nós não deseja ser feliz? Então que tal trazer para dentro de casa a árvore da felicidade? Esta espécie se adapta bem aos interiores, porém ela precisa ter algumas horinhas de sol por dia, por isso recomenda-se que seja colocada próxima a uma janela ou porta por onde a luz solar possa chegar até a planta. Esta planta apresenta folhas pequenas com uma tonalidade de verde escuro. Cuidados: Não suporta ambientes com ar condicionado e fumaça de cigarro. Deve ser regada pelo menos três vezes por semana.
- Ciclanto -> Esta planta se adapta muito bem aos ambientes internos e pode ser cultivada a meia sombra. Sua folhagem é exuberante, apresenta folhas grandes e largas, com aspecto amassado. Cuidados: Esta espécie precisa de umidade para se desenvolver, por isso é indicado a rega a cada 2 dias, para manter a terra molhadinha o ideal é usar sobre ela pedrinhas ou mesmo casca de pinus.
- Cacto -> Excelente opção para quem não pode dispor de muito tempo para cuidar das plantas. Existem várias espécies de cactos e você pode escolher o que mais lhe agrada. Ele adora ficar exposto a luminosidade, quanto mais luz receber, mais belo vai ficar. Cuidados: Regue apenas uma vez por semana.
- Camedórea–Elegante -> Seu nome já diz o quanto esta espécie é bela e elegante. Esta planta não precisa de luz direta. As folhas deste tipo de palmeira são longas, brilhantes e volumosas. Ideais para ambientes com luz difusa e pouca corrente de vento. Cuidados: Sensível ao ar condicionado e ao vento. Deve-se regar pelo menos três vezes por semana.
- Begônia -> Esta é uma das espécies mais utilizadas para decoração de interiores no Brasil. Com aspecto de um buquê quando estão floridas, trazem encantamento. Possui floração com várias cores. Vale ressaltar que a Begônia deve ser cultivada em vasos pequenos, por isso, elas geralmente ficam expostas em aparadores, mesas de centro ou de canto, lavabos, entre outros. Cuidados: As plantas precisam de luz natural, devem ser adubadas a cada seis meses e regadas a cada dois dias.
- Lírios da Paz -> Uma opção clássica na decoração de interiores. Com flores brancas e uma folhagem farta, esta espécie é realmente muito encantadora. Cuidados: Evite que ela fique exposta aos raios solares e mantenha a terra sempre úmida. Esta planta é reconhecida como uma excelente purificadora de ar.
- Gérbera -> Possui uma floração exuberante, as cores de suas flores alegram e aquecem os ambientes. Ela precisa receber luz solar todos os dias para que fique ainda mais bela. Cuidados: Embora muito resistente, ela precisa ser regada a cada 2 dias, tomando cuidado para não deixar a terra encharcada.
Estes são alguns tipos de plantas para decorar interiores, com estas dicas sua casa vai ficar ainda mais aconchegante e os ambientes mais belos.