Se você está pesquisando sobre tipos de pisos para rampas externas, está no lugar certo. Neste artigo você vai encontrar dicas úteis sobre pisos para rampas externas e fazer a escolha correta para a sua necessidade. Os pisos antiderrapantes são os mais indicados para as áreas externas, isso porque, eles estão sujeitos as intemperes do tempo, como por exemplo, expostos a chuva, e mesmo molhados oferecem mais segurança para as pessoas que transitam no local.
Pisos para rampas externas, saiba mais
Pedras naturais, cerâmicas, pisos emborrachados e cimentícios, oferecem maior segurança por não serem escorregadios. Veja aqui quais são os pisos para rampas externas mais indicados:
- Além de serem indicados para rampas, os pisos antiderrapantes e abrasivos são ideais para as áreas externas, como por exemplo, quintais, área da piscina, churrasqueira, garagem, varanda, entre outros.
- Quando você for efetuar a escolha do piso ideal para a rampa externa, leve em consideração a durabilidade do revestimento em relação ao trafego ao qual ele será submetido.
Pedras naturais -> As pedras naturais são consideradas excelentes revestimentos para áreas externas. Naturalmente antiderrapantes quando têm suas características preservadas, o piso revestido com pedras oferece excelente custo x benefício e ótima durabilidade. As pedras mais utilizadas são: São Tomé e similares, a Paduana (ou Miracema), a Lagoa Santa e a Morisca.
- Vale ressaltar que uma das pedras mais utilizadas devido ao valor acessível é a ardósia, contudo é preciso deixar claro que ela se torna muito escorregadia quando molhada e ao contrário do que se pensa, não se deve utiliza-las em áreas externas.
Pisos emborrachados -> O piso emborrachado é uma excelente opção para fazer a cobertura de uma rampa na área externa. Além de oferecer um excelente custo x benefício, é de fácil instalação e garante uma boa durabilidade quando utilizado conforme as instruções do fabricante.
Cerâmica -> Muito utilizada, e uma das mais queridas quando se trata de revestimento tanto nas áreas externas, quanto internas, a cerâmica também oferece uma ótima durabilidade, segurança por ser antiderrapante e beleza. É preciso lembrar que a cerâmica para revestir a rampa deve ter o valor do ‘PEI’ entre 4 e 5, e apresentar abrasividade suficiente para se tornar segura, como por exemplo, as peças com ranhuras.
Pisos cimentícios -> Produzidos com concreto de alto desempenho, o piso cimentício oferece excelente revestimento para áreas externas, entre as rampas. Confere alta durabilidade, resistência, com modelos antiderrapantes e atérmicos. No mercado você encontra o piso cimentício de vários tamanhos e cores. Recomenda-se fazer a impermeabilização do piso depois de instalado, garantindo assim uma maior durabilidade.
Os pisos para rampas externas devem priorizar a segurança, sem abrir mão da durabilidade e beleza. Com estas dicas você não vai encontrar dificuldades no momento de efetuar a escolha correta.