Está construindo ou reformando e pensou em utilizar mármore ou granito no acabamento de sua obra e está em dúvida sobre a diferença entre um e outro? Então chegou ao lugar certo, neste artigo você vai saber qual a diferença entre mármore e granito. Desta maneira vai ter a capacidade de fazer a escolha que melhor atender as suas necessidades. Tanto o mármore quanto o granito são amplamente utilizados na construção civil, principalmente nos acabamentos. Além da diferença de preço entre os dois, também existem diferenças em suas composições geológicas, durabilidade e resistência. Saiba mais aqui.
Qual é a diferença entre mármore e granito?
É bem mais comum do que você pode imaginar confundir mármore com granito, elas são rochas e/ou pedras ideais para o acabamento de bancadas e bastante empregadas no revestimento de pisos e paredes nos mais diversos segmentos da construção civil.
Quando se trata de uma edificação as pedras são de extrema importância, desde a fundação até o acabamento e revestimento, sendo assim o mármore e o granito também se tornaram peças que influenciam inclusive no estilo de sua decoração.
Contudo há sim diferença entre mármore e granito, entenda:
- Granito -> É uma rocha magmática que tem em sua formação três tipos de minerais, mica, feldspato e quartzo, elas podem apresentar grão fino, médio ou grosseiro. O granito é menos poroso que o mármore e apresenta dureza acima de 6 na escala Mohs, ou seja, apresenta maior durabilidade e pode ser utilizado em áreas de grande trafego de pessoas.
- Mármore -> Este tipo de rocha tem sua formação total de calcário. Por isso ele é mais poroso e absorve líquido o que aumenta a possibilidade de adquirir manchas com o passar do tempo. Na escala Mohs ele apresenta o grau 3 de dureza, ou seja, o ideal é utiliza-lo em áreas com menos trafego e fora de áreas molhadas.
Devido as suas propriedades o ideal é utilizar cada uma destas rochas de acordo com suas características, assim você vai garantir maior durabilidade do granito e do mármore.
Onde é mais indicado utilizar o granito?
O granito por ser mais resistente e durável pode ser utilizado em diferentes ambientes e como peças decorativas também. Esta rocha pode ser empregada em ambientes internos e externos, também pode ser utilizada em ambientes com maior exposição a água e produtos químicos. Sendo assim o granito pode ser utilizado em pias, bancadas, pisos, paredes, bordas da piscina, saunas, paredes externas, entre outros.
Em quais locais o mármore pode ser empregado?
Por ser poroso e menos resistente, o mármore não deve ser empregado em ambientes onde passam um grande número de pessoas. Este tipo de rocha também está mais suscetível ao desgaste do tempo, por isso é mais indicado para as áreas internas, principalmente no revestimento de paredes. Não se deve utilizar o mármore em bancadas pois ele absorve água e gordura. A utilização de produtos químicos e abrasivos também não são indicados para a sua limpeza e manutenção.
Sabendo da diferença entre mármore e granito e onde cada uma destas rochas pode e deve ser utilizada, certamente você terá um acabamento de qualidade, resistente e arrojado.