Nada pior do que chegar pela manhã no seu local de escritório e dar de cara com a mesa desorganizada, com papel espalhado para todos os lados, recados e anotações perdidas nas pilhas de papeis, etc. Saiba como organizar a mesa de trabalho e deixar seu dia a dia mais produtivo. A mesa desorganizada atrapalha sua concentração e rendimento. A falta de organização faz com que você perca tempo ao procurar um objeto, livro, entre outros.
Quando você se depara com muita desordem as tarefas mais simples podem se tornar um desafio e causar um estresse desnecessário. Por isso manter não só a mesa como também o ambiente de trabalho é de suma importância.
Como organizar a mesa de trabalho?
Com atitudes simples você pode manter a sua mesa de trabalho organizada, auxiliando na sua rotina de trabalho e tornando as tarefas ainda mais fáceis de serem executadas.
Quem de nós nunca acreditou que consegue encontrar tudo que precisa dentro da sua “bagunça”? Contudo isso não é uma verdade absoluta, até mesmo porque perdemos muito mais tempo, tentando decifrar onde e como seus pertences desapareceram em meio ao caos.
Nestes casos é melhor enfrentar a “bagunça” de uma vez por todas, deixando tudo em ordem e tornando suas horas de trabalho mais agradáveis.
Veja dicas úteis de como organizar a mesa de trabalho:
- É preciso se conscientizar de que o espaço desorganizado é um problema. E que é preciso criar um ambiente propício para que possa trabalhar com conforto. Por isso mãos à obra, vamos acabar de vez com a bagunça.
- Arquive, utilize o arquivo para acomodar todos os papeis e documentos com os quais você não vai lidar todos os dias. Os documentos quando arquivados de maneira correta, ficam conservados por mais tempo, fica mais fácil de ser localizado e torna sua vida mais prática.
- Gaveteiros com arquivos pode ser de grande ajuda para manter a ordem, armários laterais também são de grande auxilio.
- Os nossos queridos porta trecos de cores, tamanhos e formatos diferentes são de grande ajuda. Neles você pode acomodar uma infinidade de materiais de escritório como por exemplo, canetas, lápis, corretivo, apontador, extrator de grampo, grampos, clipes, marcadores de texto, entre outros.
- As bandejas organizadoras de documentos também são de grande utilidade, nela você pode acomodar os documentos de acordo com a sua prioridade.
- Livros, catálogos, CDs, DVDs, mostruários, entre outros, devem ser acomodados em prateleiras, assim ficam sempre a mão quando precisar de um destes itens.
- Os fios dos equipamentos, como computador, impressora, telefone, entre outros, devem ficar acomodados de maneira que não atrapalhe o espaço de circulação para evitar acidentes.
- O que é lixo e o que pode ser reciclado? Reciclar ou reutilizar os diversos tipos de materiais de escritório, auxilia na preservação do meio ambiente e promove a qualidade de vida, por isso faça uma separação, principalmente do papel para a reciclagem.
- Deixe sobre a mesa apenas o essencial, desta maneira você evita o acumulo de objetos e de documentos, crie uma rotina de verificar no fim de cada dia o que deve ser arquivado, eliminado, digitalizado para que sua mesa não se torne um grande deposito.
Com estas dicas de como organizar a mesa de trabalho, você vai ter um ambiente saudável para desenvolver suas tarefas diárias e se tornar cada vez mais produtivo.