A decoração da casa ganha em harmonia, beleza e estilo quando conseguimos aliar a natureza a decor. E acredite você não precisa ter muito espaço para cultivar lindas espécies de plantas em casa. Neste artigo você vai encontrar dicas úteis e simples de como fazer um mini jardim para deixar sua decoração ainda mais linda. A presença de plantas no interior das residências deixa o ambiente mais convidativo e agradável. O verde das plantas e a beleza das flores deixa a decoração mais encantadora e aconchegante.
Por isso vale a pena apostar no cultivo de jardins, mesmo aqueles mais pequenos e singelos são capazes de dar um toque especial a decoração.
O mini jardim traz encantamento, é muito fácil de ser cultivado, e certamente você vai se apaixonar por ele, saiba mais aqui.
Como fazer um mini jardim
O mini jardim pode ser cultivado em potes de vidro, aquários, lâmpadas, xícaras, garrafas, latas, entre outros. Ou seja, além de trazer mais beleza para sua decoração, você ainda vai contribuir para a conservação do meio ambiente ao fazer a reutilização de tais objetos.
São várias as plantas que podem ser cultivadas no mini jardim, mas a maioria opta pelas encantadoras suculentas e algumas espécies de cactos.
Veja aqui como montar seu mini jardim:
Aprenda a fazer um mini jardim para deixar sua decoração ainda mais harmoniosa.
Materiais necessários:
- Recipiente previamente escolhido e higienizado.
- Prepare o substrato da seguinte forma -> 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de perlita.
- Escolha pedrinhas ou cascalho que mais te agradam.
- Os adereços também fazem parte da composição do mini jardim e eles trazem um ar de magia, você pode utilizar areia colorida, pedrinhas de aquário, miniaturas, conchas, entre outros.
- Se você não tiver em mãos ferramentas especificas para jardinagem, pode improvisar, como por exemplo, utilizar uma velha colher.
- Mudas de suculentas e cactos.
Montando um mini jardim:
- Certifique-se que o recipiente está bem higienizado e seco.
- Comece a montar o mini jardim com uma pequena camada de pedrinhas no fundo do recipiente, assim caso seja necessário, fica mais fácil para drenagem.
- Mentalize a forma que o mini jardim vai ter, faça um pequeno roteiro, assim você não corre o risco de ter que refazer todo o trabalho.
- Coloque sobre as pedras uma camada de substrato.
- Manuseie as mudas com cuidado, preservando sempre o torrão de terra que fica junto as raízes. Assim quando transplantadas, vão se adaptar melhor ao novo ambiente.
- Acomode a muda dentro do recipiente e faça uma leve pressão junto ao caule das mesmas.
- Coloque mais uma camada de substrato até a altura que você achar conveniente. O substrato não deve ficar exposto para evitar a evaporação precoce da água.
- Você pode cobrir o solo com areia ou pedrinhas.
- Finalize o cenário da maneira que achar mais interessante, utilizando os adereços que escolheu previamente.
Por que escolher suculentas e cactos para cultivar no mini jardim?
Estas espécies são as melhores para serem cultivadas em recipientes sem furos no fundo, já que necessitam de poucas regas semanais. O que também facilita o cultivo das mesmas.
Coloque sua imaginação em prática já que agora você sabe como fazer um mini jardim.