Nada mais irritante e ecologicamente incorreto do que uma torneira pingando, aquele barulhinho repetitivo é enlouquecedor, concorda? E você sabe como trocar uma torneira? Encontre aqui dicas úteis de como trocar uma torneira da cozinha, banheiro ou quintal, de maneira simples e rápida. Vale ressaltar que uma torneira pingando gera um gasto de aproximadamente 46 litros de água por dia. Esse desperdício além de pesar no bolso, também contribui para a escassez crescente de água em nosso planeta.
Como trocar uma torneira?
Veja aqui o passo a passo de como trocar uma torneira e resolva rapidinho esse problema que incomoda tanto.
1º passo -> Selecione o material correto para executar o trabalho: Você não precisa ter as ferramentas de um encanador profissional para fazer a troca da torneira. Mas algumas ferramentas básicas serão necessárias, como por exemplo, alicate ou uma chave de cano. Outros materiais que você deve ter em mãos:
- Veda rosca.
- Massa adesiva.
- Silicone para vedação.
2º passo -> Escolha a torneira correta para instalação. Caso tenha dúvidas busque informações em uma loja especializada de materiais de construção. Assim que a escolha for feita verifique as instruções do fabricante de como fazer a instalação da torneira.
3º passo -> Feche o ‘registro’: É preciso fechar o registro para impedir o fluxo da água. Aproveite para verificar se as mangueiras ou canos que levam a água até a torneira estão em bom estado de conservação. Caso estejam danificados, aproveite o momento para fazer uma manutenção preventiva ou mesmo a troca.
4º passo -> Retire a torneira: Com auxílio de uma ferramenta faça a retirada da torneira que está apresentando problemas. Com cuidado desenrosque a torneira do cano ou da mangueira.
5º passo -> Retire as porcas de montagem: Se a torneira for acoplada direto na pia ou tanque, ela possui porcas de montagem que devem ser retiradas. Elas ficam alojadas debaixo da pia, geralmente são três porcas. Utilize a chave de cano para fazer a retirada.
6º passo -> Limpeza: Faça uma limpeza onde a torneira vai ser instalada, retirando toda a impureza do local, como por exemplo, veda rosca, massa adesiva ou silicone. Utilize uma espátula para remoção, em seguida passe um pano limpo e deixe o local bem seco.
7º passo -> Preparando a torneira: Pegue a nova torneira e a prepare para instalação. Enrole fita veda rosca em quantidade suficiente em volta da parte rosqueada da torneira onde o cano ou a mangueira vai ser conectada. Na base da torneira, aplique o silicone para vedar o buraco da pia.
8º passo -> Instalação da torneira: Encaixe a torneira no cano ou na mangueira. Gire até que a torneira fique firme. Use a parede como referência para que a torneira fique alinhada. Siga as instruções de instalação do fabricante. Em seguida coloque as porcas de montagem no lugar, lembrando sempre de utilizar a fita veda rosca para evitar os vazamentos.
9º passo -> Teste a instalação: Abra o registro e em seguida a torneira, verifique se não há nenhum tipo de vazamento. Se tudo estiver ok, dê a tarefa por finalizada.
Sabendo como trocar uma torneira, você economiza água, tempo e dinheiro.