Se você está construindo ou mesmo reformando seu imóvel, pensar com carinho e dar atenção especial a fachada pode fazer toda a diferença no que se diz respeito a beleza e ao valor da sua casa. Neste artigo você vai encontrar dicas sobre revestimentos para fachadas residenciais para se inspirar e criar um projeto único e personalizado. São vários os tipos de materiais que podem ser utilizados nos revestimentos para fachadas residenciais. Você tem liberdade para escolher o material que melhor lhe convier, entretanto é preciso seguir o estilo pré-determinado pela arquitetura.
Revestimentos para fachadas residenciais, saiba mais aqui:
As fachadas residenciais como nós já sabemos é responsável pela primeira impressão que seu imóvel vai passar para aqueles que a admiram. Elas também podem deixar claro qual é a sua personalidade e estilo de vida, por isso cuidar de maneira especial da fachada da sua casa é primordial.
O que se deve levar em conta para fazer a escolha correta dos revestimentos para as fachadas residenciais?
Como são muitos os materiais que podem ser usados além do estilo empregado na arquitetura, é preciso levar em consideração os seguintes pontos:
- Clima.
- Umidade.
- Incidência solar.
- Desgaste natural do revestimento.
- Disponibilidade do material no mercado, caso necessite de uma reforma.
Revestimentos para fachadas residenciais
- Pedras -> As pedras são muito usadas em fachadas e elas trazem um estilo mais rústico e contemporâneo para os imóveis. Uma das grandes vantagens deste revestimento é a pouca necessidade de manutenção em comparação das fachadas que utilizam pintura para revestir as paredes.
- Porcelanato -> O revestimento com porcelanato traz um acabamento refinado e de extremo bom gosto. Para localidades com grande incidência de chuva e umidade, este tipo de material promove uma maior durabilidade a fachada.
- Concreto -> O concreto reveste a fachada do imóvel conferindo beleza e arrojo. O concreto armado e/ou aparente traz para as fachadas residenciais um ar industrial que está no auge da decoração. De fácil manutenção, apresenta um bom custo x benefício.
- Tijolos a vista -> Quer uma fachada despojada e repleta de charme, aposte nos tijolos a vista. As fachadas ganham em rusticidade e beleza. O tijolo apresenta um excelente custo x benefício e não necessita de manutenção constante, além de deixar as paredes impermeabilizadas.
- Aço Corten -> Beleza e arrojo são umas das principais características do aço corten. De excelente qualidade este tipo de revestimento é muito resistente, pode ser usado inclusive na estrutura do imóvel. Possui grande vida útil, o gasto com manutenção é quase nulo. Pode ser encontrado em vários tamanhos e formas.
- Vidro -> O vidro vem ganhando espaço nas fachadas das casas modernas. Inclusive existem imóveis que as paredes e a fachada são feitas inteiramente de vidro. Exige pouca manutenção e apresenta excelente duração.
- Pintura -> Ainda é de longe o revestimento mais usado nas fachadas residenciais. Uma pintura bem feita protege as paredes e confere beleza e personalidade as fachadas. Você pode usar mais de uma tonalidade na fachada de sua residência. Se a tinta utilizada for de qualidade ela pode durar até 5 anos sem necessidade de retoques.
- Madeira -> A madeira traz sofisticação e muita beleza para a fachada residencial. Ela pode ser utilizada de várias maneiras na fachada, a madeira é extremamente durável e resistente, o ideal é fazer o tratamento de impermeabilização da madeira antes de ser utilizada.
Os revestimentos para fachadas residenciais, conferem beleza e definem o estilo do seu imóvel. Veja aqui alguns exemplos: