As orquídeas são encantadoras e exercem um grande fascínio por causa da sua exuberante e exótica beleza. Porém além de muito belas, as orquídeas podem ser consideradas um tanto quanto ‘temperamentais’, pois para cultivá-las é necessário alguns cuidados especiais. Encontre aqui as dicas de como cultivar orquídeas em vasos. Para muitas pessoas o cultivo das orquídeas é cheio de mistérios e se decepcionam quando suas espécies não florescem ou até mesmo acabam morrendo. Mas ter belas orquídeas em casa é perfeitamente possível, vejam aqui como cultivar orquídeas em vasos.
Como cultivar orquídeas em vasos?
Veja aqui o passo a passo de como cultivar orquídeas em vasos, para que elas possam crescer saudáveis e florescerem deixando seu jardim encantador.
Passo nº 1: Selecione os vasos onde você vai fazer o plantio das orquídeas. Em seguida lave bem os vasos para retirar toda a poeira, enxague com uma solução de água com cloro. Uma colher de sopa de cloro para 5 litros de água. Assim você elimina qualquer tipo de fungo existente no vaso. Outra dica importante é a que não se deve usar vasos grandes para mudas pequenas, pois o excesso de substrato pode conservar umidade, proporcionando o aparecimento de fungos nas raízes.
Passo nº 2: Escolha uma muda bem saudável. Retire todas as raízes que estiverem secas ou doentes. Cuide para que não fique nenhum inseto preso as raízes.
Passo nº 3: Separe o material necessário para fazer o plantio, entre eles, argila expandida, brita zero, cacos de telha, substrato, arame, fibra de coco e estacas de sustentação.
Passo nº 4: Coloque uma camada de argila no fundo do vaso, em seguida cubra com a brita, coloque a argila novamente, adicione os cacos de telha, assim você vai garantir a drenagem correta.
Passo nº 5: Adicione o substrato escolhido, em seguida cubra-o com a fibra de coco. Vale ressaltar que a fibra de coco precisa ficar de molho pelo menos 45 minutos antes de ser utilizada.
Passo nº 6: Coloque a muda da orquídea com bastante cuidado sobre a fibra de coco. Em seguida faça a fixação da mesma com pedaços de arame curvo.
Passo nº 7: Fixe a estaca de sustentação, ela deve passar pelas camadas de fibra de coco e substrato. Amarre a muda com muito cuidado para não estrangula-la, com um barbante de algodão.
Quais são as orquídeas mais indicadas para serem cultivadas em vasos?
Algumas das espécies mais indicadas para o cultivo em vasos são:
- Orquídea Chuva de Ouro.
- Orquídea Olho de Boneca.
- Orquídea Lélia Branca.
- Orquídea Amor Perfeito.
- Orquídea Cimbídio, entre outras.
Cuidados necessários após o plantio das orquídeas em vasos:
- Regue as raízes das mudas.
- Deixe os vasos em um local a meia sombra.
- Não encharque os vasos.
- Se encontrar qualquer tipo de inseto no vaso, retire-o.
- As orquídeas não devem ficar expostas ao sol.
Agora que você já sabe como cultivar orquídeas em vasos, certamente vai ter um belo orquidário com belas espécies.