Quando pensamos em um bosque com belas árvores, animais silvestres, fontes de águas límpidas e o encantador burburinhos dos pássaros, é possível sentir a paz e a harmonia. Infelizmente oásis assim estão cada vez mais escassos. Por isso optar pelo cultivo de árvores brasileiras se torna uma grande contribuição para revitalização do nosso meio ambiente. Você não precisa ter uma grande área para cultivar árvores brasileiras, existem espécies que se adaptam com facilidade aos centros urbanos. Por isso é possível ter uma bela árvore nativa do Brasil em seu quintal. Saibam mais aqui.
- Estima-se que no Brasil existem mais de 56.000 espécies de plantas. O Brasil possui vários tipos de relevos, solos e climas. Por causa destas características o território brasileiro abriga uma das floras mais rica de todo o planeta.
Porque você deve cultivar árvores brasileiras?
- Uma única árvore pode absorver até 250 litros de água por dia, por isso elas tem um papel fundamental no combate às enchentes e erosões.
- As árvores auxiliam na manutenção do lençol freático, já que as suas raízes fazem com que o solo absorva as águas das chuvas com maior facilidade.
- A copa das árvores além de nos presentear com uma bela e agradável sombra, também servem de abrigo para vários tipos de animais. Ela também evita a precipitação da chuva direta no solo que ocasiona a erosão.
- Uma árvore pode transpirar até 60 litros de água por dia através de suas folhas, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar e a formação de nuvens de chuva.
- Árvores produzem oxigênio, em outras palavras elas te ajudam a respirar!
São tantos os benefícios e os bons motivos para cultivar uma árvore que é quase impossível não querer praticar está boa ação.
Vejam aqui alguns tipos e nomes de árvores brasileiras:
- Araticum do Mato -> Árvore de porte médio podendo chegar a até 8 m de altura. A frutificação ocorre entre janeiro a abril.
- Aroeira pimenteira -> Árvore de porte médio que atinge até 10 m de altura.
- Barbatimão oriental -> Apresenta floração amarela, pode atingir até 10 m de altura.
- Cedro Rosa -> Floresce entre os meses de agosto e setembro e pode chegar a 35 m de altura.
- Ipê Amarelo -> Considerada uma das belas árvores brasileiras, o ipê floresce entre julho e setembro. Pode chegar a 30 m de altura.
- Jacarandá de Minas -> Espécie de porte médio que pode atingir até 10 m de altura. Floresce entre os meses de setembro a dezembro.
- Pau Brasil -> Árvore que deu a origem ao nome do nosso país. Sua floração é amarela e pode chegar até 12 m de altura.
- Quaresmeira -> Pode chegar até 12 m de altura, floresce em dois períodos do ano. Árvore muito usada na arborização urbana.
São muitos os tipos e nomes de árvores brasileiras, vale ressaltar que se cada um de nós contribuir com o plantio de mudas nativas, estaremos contribuindo para a conservação destas espécies.