Piso de madeira ou porcelanato? Ao construir ou reformar a casa, um material muito importante a se investir é o piso. O revestimento que a casa ou apartamento terá poderá definir o aconchego e a qualidade da moradia. E, para isso, muitas informações devem ser levadas em conta para não errar na hora de escolher o material, afinal, não se troca de piso toda hora. A escolha do revestimento não é uma tarefa fácil, pois são muitas opções disponíveis, que contemplam materiais, cores, texturas diferentes, então tudo vai depender do gosto e do quanto os moradores estão dispostos a gastar.
Para uma decisão acertada, o primeiro passo é planejar e conferir o que melhor se adapta ao estilo e à necessidade dos moradores, além de saber se o material se adaptará bem à casa.
Dois tipos de pisos preferidos pela grande maioria das pessoas são o piso de madeira ou porcelanato. A questão é saber qual deles será mais adequado, conforme suas vantagens e desvantagens, se a casa terá mais qualidade e conforto se for piso de madeira ou porcelanato. Para isso, alguns elementos devem ser levados em consideração na hora da escolha, como a posição da incidência do sol na casa ou apartamento, definindo a quantidade de luz e calor que irá receber.
Piso de madeira ou porcelanato
A questão da luminosidade do ambiente é importante, uma vez que o piso de madeira apresenta facilidade de aquecimento, portanto deve ser evitado em localidades onde o calor das estações é intenso. Já o piso de porcelanato apresenta-se de forma mais fria, não sendo indicado em cidades com temperaturas baixas. Elementos essenciais para definir o aconchego do cômodo. Ambientes com muita incidência do sol, também, podem danificar com facilidade o piso de madeira, reduzindo sua vida útil.
Na hora de optar pelo piso de madeira ou porcelanato, os moradores devem também se informar quanto a durabilidade do material. Além disso, o estilo da moradia deve entrar como fator para a escolha. Para estilos de ambientes mais clean, o ideal é o piso de porcelanato, que dá um toque mais moderno às residências. Já o piso de madeira confere um estilo rústico, que não deverá destoar do restante da decoração do lar.
Piso de madeira
Se a escolha é pelo piso de madeira, há alguns ônus e bônus. É um piso que pode ser utilizado tanto no interior das residências ou até nas partes externas, como sacadas e decks. A madeira possui isolamento térmico, então contribui para amenizar a temperatura dos ambientes, tornando-os mais agradáveis. A desvantagem deste piso fica por conta da manutenção, uma vez que tem mais risco de desgastar com o tempo. Porém, é só uma questão de se informar quanto à manutenção e cuidado com esse piso.
Piso de porcelanato
Já para quem optar pelo piso de porcelanato, também acarreta em características positivas ou desvantajosas. Ele possui uma gama variedade de cores, tamanhos e texturas, podendo se adaptar a diversos tipos de estilos, apresentando, inclusive, caráter brilhante ou fosco, ou até imitar pedra ou madeira. Este piso apresenta muita beleza e pode ser uma opção mais cara. Tem resistência à água e é indicado para localidades com temperaturas altas, já que ele é um piso frio. A desvantagem fica por conta da maior evidência das sujeiras, além de ser escorregadio. Também, fica sujeito à quebras e rachaduras com facilidade.
Há também a opção de mesclar ambientes, utilizando piso de madeira e o porcelanato. Este pode ser colocado em áreas como a cozinha e o banheiro. Tudo é uma questão de planejamento e pesquisa.