As árvores de pequeno porte para jardim são mais fáceis de serem cultivadas, além de possuírem uma beleza em particular. Na organização do seu jardim, elementos imprescindíveis não podem faltar: suas flores favoritas, plantadas devidamente em um espaço reservado para isso, talvez um banco para descanso e, para que o descanso tenha sombras agradáveis, as árvores em seu jardim não podem faltar. Na escolha de árvores de pequeno porte para jardim, você precisa analisar inúmeros aspectos de primeira mão.
Árvores de pequeno porte para jardim
Primeiro, como a gama de escolha é grande, você precisa pesquisá-las, entender como elas crescerão, se serão vistosas, se serão frutíferas (o que pode trazer odores ruins, se malcuidadas, para seu jardim), dentre inúmeros fatores que devem ser analisados de antemão, ainda mais se você pretende comprar a árvore ainda bem pequena, ou plantá-la, para quando ela crescer, não ocupar um espaço maior do que você imaginava e não trazer problemas.
Por se tratar de um jardim, e levando em consideração que ele ficará dentro de sua casa, cada pessoa preferirá uma espécie de árvore distinta. Dentre as árvores de pequeno porte para jardim à serem escolhidas, algumas se sobressaem, sendo bem-vindas em inúmeros jardins de residências pelo mundo.
Se você tem em mente árvores floridas em seu jardim, uma das mais usadas é a árvore-das-borboletas ou árvore-das-orquídeas. Essa árvore tem sua origem no Japão e China, e varia de 1 a 4 metros de altura. Suas flores são lindas e é uma ótima escolha para seu jardim. Outra ótima ideia de árvore florida é a Resedá, árvore de pequeno porte que possui flores de cores que variam do lilás à rosa e é um charme.
Para aquelas pessoas que acham interessante ter árvore (de pequeno porte), mas que seja frutífera, não se importando em sempre limpar o jardim caso as frutas caiam do pé, existem inúmeras opções. Uma das mais usadas, e que possuem representação até espiritual para alguns é o Pé de romã. A romã, em sua tradução do inglês “Passion fruit”, significando, ao pé da letra, “fruta da paixão”, com poderes curativos, ótima para dores de garganta quando se faz o chá dela para gargarejo. Outro benefício dessa fruta é seu sabor. É bem saborosa e que não faz tanta sujeira. Outra árvore frutífera bem-vinda nos jardins das casas, até pelo fato de produzir uma fruta que é utilizada em abundância de uma maneira geral, é o pé de limão, ou Limoeiro. Sua sombra também é agradável para dias quentes.
É importante frisar que, para você ter uma árvore frutífera dentro de casa, é necessária uma quantidade bem grande de Sol para a árvore durante todo o dia, ainda mais se ainda for pequena e não tiver produzido frutos. O Sol ajuda a árvore a ter capacidade suficiente para produzir as frutas tão esperadas, portanto, se essa for sua escolha de árvore, tenha certeza de que o lugar que a mesma será plantada, tenha Sol suficiente, para que não haja frustrações futuras.