A garagem com telhado colonial, geralmente é feita seguindo o mesmo estilo da edificação, ela compõe a construção e geralmente já está incluída no projeto e/ou planta da casa. A garagem pode ser considerada como a “casa” do possante e você pode fazê-la de várias maneiras. Neste artigo vamos abordar o tema sobre garagem com telhado colonial.
Porque é tão importante deixar o carro na garagem?
Em primeiro lugar por questão de segurança, seu carro na garagem fica longe da vista de possíveis malfeitores, dificultando o roubo do veículo.
Outro benefício, não menos importante é a conservação do veículo, que vai ficar protegido das intempéries do tempo, como chuva de granizo, possíveis alagamentos das vias públicas, exposição prolongada ao sol, que danifica a pintura, painéis e deixa os componentes de borracha ressecados.
Para sua comodidade e para garantir a durabilidade de seu carro, ter uma garagem é de suma importância.
Garagem com telhado colonial
A garagem com telhado colonial é bastante usada em todo Brasil. A construção da garagem com telhado colonial vai agregar valor ao seu imóvel. Casas com garagem são vendidas com mais facilidade e tem mais procura no mercado imobiliário.
Antes de iniciar a compra do material, você precisa saber qual será a dimensão da garagem que você pretende construir, leve em consideração se ela vai abrigar apenas um carro, ou se vai abrigar também seu barco, moto, etc.
Depois de ter as medidas em mãos, busque um profissional qualificado na execução de garagem com telhado colonial. Este profissional, conhecido também como “telhadeiro” é a pessoa capacitada para definir quais são os tipos de materiais necessários para construir a garagem com telhado colonial, e definir a quantidade de cada um dos materiais, como por exemplo as telhas.
Madeira mais usada para construir uma garagem com telhado colonial
A escolha da madeira correta vai garantir uma maior durabilidade e qualidade do telhado, além de dar a segurança necessária.
A parte estrutural da garagem pode ser feita toda de madeira, a armação do telhado é composta por vigas, tesouras, cantoneiras e escoras.
A madeira mais usada no Brasil para garagem com telhado colonial é a Paraju, entretanto o tipo de madeira pode variar conforme a região do país, vejam mais espécies muito usadas:
- Anjico Preto.
- Angelim.
- Jequitibá Branco.
- Faveiro.
- Taiuva.
- Peroba Rosa.
- Pau Marfim.
- Sucupira Amarela.
- Guaratã.
- Amendoim.
- Garapa.
- Louro Pardo.
- Mandigau.
- Pau Cepilho, entre outras.
Escolhendo as telhas para a garagem com telhado colonial
As telhas usadas para confeccionar os telhados coloniais, são as barro e/ou cerâmica. Hoje você encontra as telhas com diferentes tonalidades, escolha a que vai atender melhor ao seu projeto.
Pesquisa de preço do material
Sempre é válido fazer uma pesquisa dos valores dos materiais necessários para construir a garagem com telhado colonial. Existe uma diferença grande de preços, por isso reservar um tempo para a pesquisa vai fazer bem ao seu bolso.
Mão de obra especializada
Para a sua segurança e da construção da garagem com telhado colonial, contrate mão de obra especializada, lembre-se que a garagem precisa ser feita para suportar, ventos e chuvas intensas.