Como fazer um lago artificial no jardim? Embora pareça uma tarefa árdua e quase impossível, saiba que você está completamente errado, encontre aqui as dicas necessárias de como fazer um lago artificial no jardim e crie um cenário encantador. Um espelho d’água, por menor que seja, traz beleza e agrega valor ao seu projeto paisagístico. Mesmo em um jardim com dimensões menores e mais simples, a construção de um lago deixa o ambiente mais pitoresco e convidativo.
- A água é um elemento que traz harmonia e é capaz de transmitir paz e serenidade para o ambiente. Quando é possível fazer um lago artificial no jardim, o local se torna propicio ao repouso, contemplação, meditação e relaxamento, oferecendo bem-estar para aqueles que tem a possibilidade de usufruir deste ambiente.
- Independentemente do tamanho do projeto de um lago artificial no jardim, a água pode ser usada em repouso com pouca profundidade, criando um belo espelho d’água, onde o reflexo das plantas e da vegetação destacam ainda mais as nuances do seu jardim. Ou caso prefira, a água pode ser colocada em movimento, através de fontes e de cascatas, trazendo ainda mais charme para o ambiente.
Como fazer um lago artificial no jardim?
Separamos especialmente para você dicas úteis de como fazer um lago artificial no jardim. Confira e mãos à obra:
- A primeira coisa a ser feita é definir onde o lago artificial no jardim vai ser construído. Leve em consideração que as plantas que vão fazer parte da ornamentação do lago, precisam de luz do sol para crescerem e se manterem saudáveis. Lembre-se que é importante ter próximo ao local uma fonte de água limpa. Após escolher a localização defina o tamanho ideal do lago.
- Qual é o revestimento ideal para fazer um lago artificial no jardim? Você tem várias opções para fazer o revestimento de um lago artificial no jardim, entre elas podemos destacar, lona, manta de borracha, ou mesmo comprar o lago artificial de fibra de vidro.
- Como definir a forma e profundidade de um lago artificial no jardim? Para que seu lago tenha um aspecto mais natural possível, é importante que ele tenha uma forma irregular. A profundidade máxima ideal é de aproximadamente 70 centímetros, para facilitar a manutenção do mesmo.
- Para dar um acabamento mais natural e rústico ao lago, use pedras de vários tamanhos e formatos. No fundo do lago é preciso colocar areia grossa e pedregulhos.
- É necessário instalar um filtro e uma bomba para manter a água em movimento e filtrada, deixando a qualidade da água ideal.
- Para ornamentar um lago artificial no jardim, escolha as plantas de acordo com o clima da sua região para que elas fiquem viçosas e saudáveis. No entorno do lago opte pela colocação de plantas apropriadas para áreas alagadiças, como por exemplo:
- Plantas emergentes e/ou marginais.
- Plantas flutuantes.
- Plantas submersas.
- Posso colocar peixes em um lago artificial no jardim? Pode e deve, principalmente as espécies que são conhecidas como “larvófagos”, ou seja, elas se alimentam de larvas e pequenos insetos, dessa forma são também usados para combater o Aedes Aegypti. O peixinho do bem mais usado é o “Poecilia Reticulata”, conhecido também como “Lebiste”, “Guaru” e “Barrigudinho”. Na fase adulta ele chega a medir aproximadamente 4 centímetros e pode viver até 10 anos, em lagos artificiais, aquários e até mesmo em caixas d’água, onde não se encontra seu predador natural. A quantidade de peixinhos vai depender do tamanho do lago artificial no jardim.
Esperamos que as dicas sobre como fazer um lago artificial no jardim, possam ser úteis e auxiliar para que você coloque seu projeto em prática.