Conheça os tipos de grama para jardim residencial e escolha já a sua. Um belo jardim além de encantar valoriza e traz harmonia para um ambiente. Existem vários tipos de grama para jardim residencial, fazendo a escolha correta, aquela velha história que “a grama do vizinho é mais verde” cai por terra. A criação de um belo jardim requer vários cuidados, o mercado oferece vários tipos de grama para jardim residencial, você deve saber identificar qual será o tipo que vai de encontro com suas necessidades.
- A grama serve de moldura para o seu jardim. Um belo gramado faz com que as flores, arbustos e arvores se destaquem.
Você sabe quais são os tipos de grama para jardim residencial mais usados?
No Brasil existem várias espécies de grama, porém, vejam as que são mais usadas pelos paisagistas:
- Grama Esmeralda – Zoysia Japonica.
- Grama São Carlos – Axonopus Compressus.
- Grama Santo Agostinho – Stenotaphrum Secundatum.
- Grama Preta – Ophiopogon Japonicus
Conheçam as principais características dos tipos de grama para jardim residencial mais cultivadas:
- Grama Esmeralda: Sem dúvida alguma a grama esmeralda é a mais cultivada no Brasil, em residências, espaços públicos e comerciais. Sua cobertura é muito satisfatória, criando um lindo tapete verde. A altura ideal de corte é de 4 cm, depois do corte o crescimento é lento.
- A grama esmeralda é resistente ao pisoteio, porém é sensível em áreas de sombra e períodos de estiagem.
- Grama São Carlos: Este tipo de grama apresenta um tom de verde mais claro e suas folhas são mais largas. Após o corte seu crescimento é rápido, por esse motivo ela precisa de um número maior de podas, a altura ideal de corte é de 5 cm.
- A grama São Carlos é resistente ao pisoteio e a períodos de estiagem, porém é sensível a áreas de sombra.
- Grama Santo Agostinho: Esta espécie possuí folhas em uma tonalidade verde escuro, cria uma cobertura muito bela, entretanto nos últimos anos não vem sendo muito cultivada. A altura de corte ideal é de 5 cm, seu crescimento é lento.
- A grama Santo Agostinho não é resistente a pisoteio intenso, pode ser cultivada a meia sombra e é sensível a longos períodos de estiagem.
- Grama Preta: Este tipo de forração rasteira e/ou cobertura vegetal, na verdade não é uma grama, entretanto vem sendo muito cultivada em áreas que não é possível criar um gramado. É encontrada com até 15 cm de altura.
- A grama preta pode ser cultivada em áreas de meia sombra, resistente a períodos de estiagem e muito sensível ao pisoteio, por isso deve ser cultivada em locais sem tráfego de pessoas e animais.
Quais os cuidados essenciais para o cultivo da grama?
Podemos afirmar que de modo geral estes tipos de grama para jardim residencial, precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia e irrigação diária. O corte ou poda deve ser feita com frequência para manter o gramado sempre bonito.
São vários os tipos de grama para jardins residenciais, caso ainda existam dúvidas, busque orientações com um profissional de paisagismo qualificado para lhe auxiliar na escolha e no plantio.