Confira agora dicas de tapetes para sala de tv, jantar, estar ou qualquer ambiente da sua casa que precise desse item decorativo tão importante. Quando pensamos em decoração e criamos um projeto para empregar em nossa casa e/ou apartamento, certamente um dos ambientes que mais pede atenção é a sala. E um belo tapete na sala, compõe maravilhosamente o ambiente. Neste artigo você receberá as dicas de tapetes para sala e assim acertar na escolha e deixar o ambiente ainda mais belo e aconchegante.
- Vale ressaltar que este deve ser o último item que você vai adquirir para compor a decoração da sala. O tamanho, estilo e modelo dos tapetes, devem ser escolhidos de acordo com o espaço, móveis e cores empregadas no ambiente.
Como escolher de maneira correta os tapetes para sala
Como todos os objetos de decoração a escolha dos tapetes deve ser em prol da harmonia do ambiente:
- Caso sua decoração tenha cores vibrantes empregadas nos móveis ou paredes, opte por tapetes com tons neutros e sem estampas.
- Como hoje é bastante comum integrar ambientes, como por exemplo, sala de estar e jantar, pode ser usado dois tapetes limitando com singeleza os ambientes.
- Os tapetes são bastante versáteis e combinam com todo tipo de piso, a única restrição é com relação ao carpete.
- Os tapetes felpudos são os ideais para salas de estar e home theater, eles deixam o ambiente mais aconchegante e convidativo.
- Não é proibido colocar mais de um tapete no ambiente. Entretanto eles precisam combinar, cores, tamanhos e estampas.
- Caso alguém da família tenha alergia, opte por tapetes sintéticos antialérgicos, estes são os mais indicados para lares com crianças.
- Para ambientes com pisos neutros, os tapetes do estilo oriental são muito bem-vindos.
- Já pra compor o ambiente onde os pisos são mais detalhados, opte por tapetes lisos.
- Os tapetes devem delimitar o ambiente e serve também para demarcar a área de circulação da sala.
- Coloque o tapete sob os pés dos sofás, o correto é que para compor harmonicamente o ambiente, o ideal seja que fique pelo menos 20 cm de piso de cada lado, formando assim uma moldura para o tapete.
- Ambientes com crianças e animais de estimação, pedem tapetes com tons mais escuros, como por exemplo, o ocre. Estes tons não deixam a mostra manchas e sujeirinhas do dia a dia.
- Por questão de segurança, coloque fitas dupla-face embaixo do tapete, para mantê-lo alinhado e evitar que as pessoas possam escorregar e tropeçar no mesmo.
- Quando chegar a loja para comprar o tapete, peça ao vendedor para abrir o tapete no chão da loja. Veja a peça aberta, assim você vai ter a real ideia de como ele vai ficar na sua sala.
- O formato do tapete é de livre escolha. No mercado você vai encontra tapetes com diversos formatos. Porém as decorações mais clássicas pedem o tapete quadrado.
- Tapetes persas compõem com elegância as decorações mais sóbrias e clássicas.
- Para salas com tamanho reduzido, os tapetes devem ser claros e preferencialmente sem estampa.
Com estas dicas fica bem mais fácil escolher os tapetes com maior facilidade e sem erros.