A adega para vinhos pode compor a decoração e ser muito útil em sua residência. Quem é apreciador de bons vinhos e gosta de ter em casa algumas garrafas para apreciar em ocasiões especiais; almeja ter em casa uma adega para melhor acomodação de seus vinhos prediletos. A conservação adequada do vinho garante a qualidade e durabilidade da bebida. Uma boa adega é essencial para você que quer ter em casa bons vinhos e bem conservados.
Adega para vinhos: Saibam como escolher o modelo certo para sua residência
Você vai encontrar no mercado várias opções e modelos de adegas residenciais, feitas com os mais diversos materiais, design e funcionalidades especificas. Certamente em meio a tantas opções você vai encontrar uma que vai de acordo com suas necessidades.
Confira aqui as dicas necessárias para que você faça a escolha correta da adega:
- Adega para vinhos termoelétrica -> Este tipo de adega é propicia e muito eficiente para climas mais frios. Esta adega possui uma placa de cerâmica responsável por absorver o calor interno do aparelho que depois é expelido, fazendo com que a temperatura interna da mesma varie entre 10 e 12 graus. Está é a média de temperatura recomendada para a conservação das propriedades dos vinhos.
- Adega para vinhos com compressor -> Este é o modelo mais adequado para o clima do Brasil. A adega com compressor possui alta taxa de durabilidade e quase não requer manutenção. A sua refrigeração é feita através do compressor, mantendo a temperatura ideal para conservação dos vinhos. Vale ressaltar que na hora da escolha, opte por uma adega com compressor silencioso.
- Adega para vinhos de madeira -> Este é um dos modelos mais procurados e facilmente encontrados em casas especializadas de decoração. A adega de madeira tem um charme todo especial e compõe o ambiente de maneira muito arrojada e elegante. Se a adega for colocada em um local adequado e sombreado também pode conservar os vinhos adequadamente por um certo tempo.
Sabendo dos modelos disponíveis, vejam como escolher a adega certa:
- Observe a capacidade da adega -> O tamanho da adega deve ser de acordo com o espaço onde a mesma vai ser instalada e do tamanho da sua coleção de vinhos. Você encontra adegas que comportam entre 12 e 100 garrafas de vinho. Caso tenha um número maior de garrafas, talvez o ideal seja mandar fazer uma adega sob medida e/ou planejada.
- Escolha o modelo de acordo com a decoração do ambiente -> A adega confere além de beleza, personalidade a sua decoração. Por este motivo fique atento com relação ao design e material com que a adega foi confeccionada. A cor da adega também deve compor com harmonia a decoração. As adegas na cor preta e em aço escovado são coringas e ficam bem em qualquer ambiente.
- Verifique o tempo de garantia e forma de manutenção -> Busque informações sobre o fabricante da adega, tempo de garantia e sobre a rede de assistência técnica.
- Adega funcional -> Opte pelas adegas funcionais, verifique se o modelo escolhido possui algumas funções que podem facilitar o manuseio e conservação dos vinhos, entre elas podemos ressaltar:
- Iluminação interna.
- Porta de vidro.
- Fechadura e alarme.
- Botões de programação de temperatura na parte exterior, para evitar ficar abrindo e fechando a porta e colocando em risco a conservação dos vinhos.
- Filtragem com carvão ativado, entre outras.
A escolha correta da adega para sua residência é imprescindível para conservação dos vinhos, garantindo assim momentos inesquecíveis ao lado daqueles que lhe são caros.