Existem muitas plantas para decorar cozinhas, após escolher a ideal, é comum se perguntar como decorar cozinhas com plantas. Sabe-se que para incrementar a decoração da cozinha, uma boa alternativa é apostar em plantas ou flores. Sejam artificiais ou naturais, o verde e o colorido podem trazer vida e diferenciação para o ambiente. Além disso, investir em mais verde para o dia a dia da casa pode ter um efeito relaxante, pois as plantas, principalmente as vivas, oferecem muitos benefícios.
Para escolher a planta ou a flor ideal, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Por exemplo, deve-se evitar flores e folhares muito grandes, para não abarrotar o local, prejudicando a visão e a fluidez. Ao optar por plantas vivas, deve-se ter um cuidado redobrado, pois a estética da planta dependerá da saúde dela.
Portanto, na hora de escolher os arranjos, é preciso levar em conta suas adaptabilidades quanto à luz e umidade. Devido às altas temperaturas que a cozinha tem em determinados momentos, não se deve escolher plantas muito sensíveis, principalmente flores. Ao ir em uma boa floricultura, o importante é pesquisar e conhecer as propriedades de cada planta, para saber quanto às possibilidades de adaptação em um ambiente como a cozinha.
Plantas para decorar cozinhas – Artificiais
Para quem não quer dedicar tempo e recursos para cuidar das plantas vivas, a alternativa pode ser as artificiais. Porém, a dica é optar pelas feitas de papel, pano ou seda, uma vez que as de plástico podem acabar sendo muito falsas, prejudicando a beleza do ambiente.
Plantas para decorar cozinhas- Naturais
Uma ótima opção é apostar em arranjos e vasinhos que comportem plantinhas utilizadas como temperos. Há diversas espécies que podem ser cultivadas em ambientes internos, uma ótima alternativa para quem mora em apartamento e não tem espaço para ter um jardim ou uma horta, mas prima por alimentos frescos. As ervas aromáticas mais cultivadas nesses espaços são a salsinha, orégano e cebolinha.
Na escolha de uma planta, as suculentas podem ser uma boa alternativa, principalmente por terem cuidados fáceis e serem resistentes ao clima da cozinha. Também, iniciantes no cultivo das plantas podem ficar tranquilos, uma vez que essas plantas requerem pouca água para crescer, embora necessitem de luz diária. A rosa de pedra é uma das suculentas mais escolhidas, pois crescem bem em diversos tipos de locais.
Plantas para decorar cozinhas – Flores
Já as flores, duas opções destacam-se na preferência, sendo elas a begônia e a violeta. A primeira, por ser uma flor delicada e colorida, cai bem na decoração da cozinha, tornando-a mais charmosa e bem decorada. Ela se adapta facilmente tanto à incidências de sol como também em locais com mais sombra. Já a violeta é delicada e de fácil cultivo, também tendo uma boa adaptação em ambientes internos. Esta flor deve receber luminosidade, porém não tem a luz do sol diretamente sobre ela. Ambas devem ser regadas quando a terra do solo onde estão plantadas estiver seca, sem, contudo, encharcar demais o ponto.
Quanto aos locais para dispor os vasos e arranjos, o morador da casa pode optar por colocar sobre a mesa, bancada ou no parapeito da janela, para aquelas que precisam de luz. As flores podem ser plantadas em vasinhos pequenos e coloridos, trazendo ainda mais vida e alegria ao ambiente.
Fotos de plantas para decorar cozinhas: