Os projetos de design e decoração de outros países sempre serviram de inspiração para arquitetos e decoradores brasileiros. Os mais procurados são os dos Estados Unidos, em que as casas trazem uma dimensão diferente dos seus cômodos, com ambientes mais integrados e amplos. Um bom exemplo são as cozinhas projetadas, que se ligam diretamente a outros espaços, como a sala de jantar e estar, sem a presença de portas ou paredes como divisórias. O Decorando Casas reuniu alguns modelos e projetos de cozinhas americanas com sala de jantar, que servirão de inspiração para a sua casa brasileira.
A primeira característica que os projetos de cozinhas devem prezar é pela integração com os outros ambientes da casa. Para unir as áreas de preparação das refeições e o local onde a família irá se reunir para comer é preciso esquecer as paredes. Uma forma de criar uma ideia sutil de separação é utilizar uma bancada, ou meia parede, entre a sala de jantar e a cozinha americana.
Projetos de cozinhas americanas – Bancadas
A principal vantagem das bancadas em projetos de cozinhas americanas com sala de jantar é a sua funcionalidade, principalmente em ambientes pequenos. Sua escolha deve estar em sintonia com as cores dos armários e com o resto da decoração. Essa bancada pode servir como espaço para a preparação dos pratos e consumo de refeições rápidas.
Projetos de cozinhas americanas com sala de jantar
Móveis projetados, eletrodomésticos, revestimentos e armários devem ser bonitos e bem organizados, pois refletirão na dinâmica do espaço, além de que serão visíveis para quem adentra as salas de jantar. A mesa de jantar é um importante móvel nos projetos de cozinha americana. É importante aliar as cores e o tipo de design ao da cozinha, afinal funcionarão como um ambiente único.
As cadeiras também devem seguir essa linha e criar uma uniformidade com a decoração da cozinha. Para criar um diferencial criativo utilize tecidos diferentes e estampas variadas. As bancadas também ficam ótimas nos balcões e podem unir ainda mais a família, enquanto alguém prepara as refeições.
Projetos de cozinhas americanas – Pisos e revestimentos
A sensação de continuidade da sala de jantar, e cozinha americana, com outros ambientes da casa deve aparecer também nos pisos e paredes. Utilize os mesmos materiais, azulejos e revestimentos, mas preste atenção ao que é indicado para a cozinha que requer uma limpeza mais completa e são resistentes à gordura e outros vestígios de alimentos.
Muitas pessoas ainda são resistentes a ideia de utilizar projetos de cozinhas americanas integradas a sala de jantar ou estar. Esse receio se dá principalmente pelo cheiro forte, e pela emissão de gordura, da preparação dos alimentos que podem chegar a outros ambientes. Para evitar o problema, basta utilizar uma coifa, que além de trazer um toque moderno e industrial para a cozinha projetada, filtra odores e gordura.