Decorar um quarto de solteiro, seja para adolescente ou adulto, seja homem ou mulher, requer planejar um espaço aconchegante e prático, proporcionando qualidade nas horas de descanso e em outras atividades que o quarto possibilitar. O quarto de solteiro precisa ter espaço para leituras, assim como para o computador ou notebook, pois esse cômodo geralmente é utilizado para estudos ou trabalho.
Como, muitas vezes, o quarto de solteiro é um ambiente com menos espaço, o planejamento da disposição dos móveis e da decoração deve levar em conta a fluidez e a amplitude que o quarto deve ter.
Móveis
Como a maioria dos quartos de solteiro apresentam um espaço restrito, os móveis devem ser funcionais. Além disso, sobrecarregar o quarto com muitos itens acaba por poluir demais a disposição do cômodo, prejudicando a fluidez do ambiente.
Portanto, apostar em móveis projetados ou integrados auxiliam a melhor aproveitar o ambiente, oferecendo comodidade, conforto e praticidade aos momentos de descanso ou estudos/trabalho.
Decoração
A decoração de um quarto de solteiro pode seguir o estilo e o gosto da pessoa. Os mais jovens podem querer apostar em personalizar a decoração com uma temática especial, assim como os adultos podem optar por neutralidade, elegância ou estilos mais antigos, como um ambiente retrô ou rústico.
Um item para conferir beleza, luminosidade e amplitude ao ambiente é apostar em espelhos. Eles possuem um propósito prático, pois refletem não somente a luz (quando direcionados para a janela) como auxiliam a dar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é. Os espelhos são ótimos truques para a decoração de interiores.
Cores
A escolha das cores para quarto de solteiro feminino e masculino pode ser a mesma, quando a aposta é em cores e temática neutras. Porém, cada um possui as suas particularidades e costumam ter decoração personalizada, que transmita o espírito feminino ou masculino nos cômodos.
Por exemplo: é mais comum encontrar quartos femininos com detalhes florais e que utilizam cores como o rosa, vermelho, roxo, lilás, violeta, etc. Nos quartos masculinos, geralmente encontra-se estilos rústicos ou geométricos, com cores predominantes como o azul, verde, marrom, amarelo, etc.
Apostar em um tom único auxilia a dar amplitude ao espaço, escolhendo-se tons pastel ou all white. Os tons neutros garantem, também, a permanência da decoração do quarto, pois dificilmente o dono do espaço irá cansar da decoração escolhida, o que pode acontecer com cores extravagantes e excesso de itens decorativos.
Caso a escolha seja de tons neutros, o toque decorativo pode ficar com escolha de papeis de parede com estampas florais, listrados ou padrões geométricos, seguindo a linha de cores e estilos escolhida. O ambiente com essas combinações fica leve, moderno e aconchegante.
Para quem objetiva transformar o quarto de solteiro em um ambiente que transpira serenidade e calma, a aposta deve ser em tons frios, como verde e azul. Para transmitir um sentimento de alegria, energia e aconchego, a escolha deve priorizar tons vivos e quentes, como roxo, vermelho e rosa.
Quanto às temáticas, os moradores podem optar por algumas dessas dicas:
– Retrô: estampas e objetos que remitam às décadas anteriores.
– Rústico: tons amadeirados e objetos de mesma linha.
– Floral: essa temática possui delicadeza e beleza, com papeis de parece e tons que remitam às flores.
– All white: móveis e pinturas seguindo apenas a cor branca, conferindo amplitude e luminosidade ao ambiente.
– Temas Juvenis: vai das preferências de cada um, como time de futebol, filme/desenho preferido, estilos musicais, personagem preferido, etc.